As atrações em Zurique são muito variadas e a lista é extensa. Apesar de ser uma cidade compacta, Zurique ainda é a maior cidade da Suíça. São inúmeros museus, praças, prédios históricos…
No meio de tantos pontos turísticos possíveis para visitar, trago para você a minha lista das 21 atrações que mais gosto e recomendo em Zurique.
Meu filtro para escolhê-las? Já estive algumas vezes na cidade e esses lugares são os que volto (ou voltaria) sempre que estou por lá. Então, já prepara o print para ir salvando as dicas.
Antes de mais nada, lembre-se de adquirir o Seguro de Viagem obrigatório antes de embarcar para a Suíça. Você pode encontrar os melhores preços, e com desconto, usando o buscador da Seguros Promo.
Ah! Vem ver também as minhas sugestões de roteiro para 1, 2 ou 3 dias em Zurique.
Atrações no Centro de Zurique
Estação Central de Zurique – Zürich Hauptbahnhof
A Hauptbahnhof, em Zurique, é a maior e mais movimentada estação de trem de toda a Suíça, e uma das principais de toda a Europa. Aliás, o trem é uma das formas mais fáceis de se locomover pelo país.
Pesquise preços e horários de trens, ônibus e voos na Europa no site da Omio.
Seja para pegar um trem ou não, a Hauptbahnhof merece uma visita. Fica em um prédio neorrenascentista super bonito.
Do lado de dentro, em todo final do ano, é montada uma impressionante árvore de Natal toda feita de cristais Swarovski e, também, uma feirinha de Natal indoor que deixa o ambiente perfumado de canela e outros aromas natalinos.
A Estação marca o centro da cidade e é continuada, logo à frente, pela Bahnhofstrasse.
Bahnhofstrasse – Rua da Estação
Parece que bati com a minha cabeça no teclado, mas este singelo “palavrão” em alemão é apenas o nome da rua na qual a gente dá de cara logo após sair da Estação Central.
“Bahnhof” é Estação de Trem e “Strasse ou Straße” é Rua.
É considerada como o centrão de Zurique, onde podemos encontrar de tudo. Mas o centrão de Zurique não podia ser nada menos que puro luxo, visto que é conhecido por ter um dos metros quadrados mais caros do mundo.
Entre lojas de design e grifes famosas, ainda é possível encontrar opções de lojas de departamento (essas sim são as que eu me aventuro a entrar).
Mesmo que você não tenha intenção de sair gastando francos suíços por lá, considere pelo menos passear pela Bahnhofstrasse. Ainda mais por ser um lugar bem vivo, com movimento de turistas e locais, cafés e uma vibe mais urbana de Zurique.
Museu Nacional Suíço – Landesmuseum
O Landesmuseum fica atrás da Estação Central, em direção oposta à Bahnhofstrasse. É um dos museus mais importantes de Zurique e chama atenção pela sua construção antiga, que parece um castelo.
Tem exposições temporárias e permanentes, como a da história cultural da Suíça.
Ele não só abriga obras de arte, mas é uma em si mesmo. Dessa forma, fica a sugestão de fazer uma visita guiada ao museu, que vai te mostrar todos os cantos escondidos e a história da construção.
Paradeplatz
Paradeplatz é o centro financeiro de Zurique e os principais bancos suíços estão em sua redondeza. Funciona também como uma super estação aberta dos bondes elétricos que circulam pela cidade.
A praça é bem antiga e sempre foi bem movimentada. Antes de ser circundada por inúmeros bancos, era onde se comercializava gado.
A Paradeplatz fica ao final da Bahnhofstrasse, no lado oposto à Estação de Trens. É dali que saem a maioria dos Free Walking Tours de Zurique e é bem provável que você irá cruzar esse lugar em algum momento da sua estadia na cidade.
Tours e Experiências no Centro de Zurique:
Atrações na Cidade Antiga de Zurique
Cidade Antiga de Zurique
Andar pelas ruas da cidade antiga de Zurique já é uma atração à parte. A maior parte das ruas são apenas para pedestres, o que faz a caminhada ser mais gostosa.
Zurique é uma das cidades mais antigas da Europa e, ao nos embrenharmos por suas ruelas, fica fácil esquecer que estamos em uma cidade que, atualmente, é a maior do país.
É tudo muito charmoso e lindo, principalmente no final do ano, quando mercados de natal tomam conta da área. São várias lojinhas, restaurantes, cafés e residências. Sim, tem gente que tem o privilégio de morar por ali.
Assim, é bom saber que as ruas para ficar de olho e incluir em uma caminhada são: Rennweg, Augustinergasse e Niederdof, que é paralela à Limmatquai. Não deixe de passear por elas!
Lindenhof
Lindenhof é o nome da colina onde está a Lindenhofplatz. A praça é um dos lugares mais famosos da cidade, justamente por garantir uma das melhores vistas para o centro histórico de Zurique.
Logo, admirar os prédios antigos com as suas chaminés a todo vapor é um programa imperdível!
Para além da vista, a região do Lindenhof guarda muito da história de Zurique. Observando bem, você irá perceber algumas ruínas de um Forte Romano do século IV que já existiu ali, nessa área que costumava ser muito estratégica militarmente.
Outra atração da praça é o jogo de xadrez gigante. No chão, está pintado o tabuleiro e as peças podem ser encontradas dentro de dois baús, que parecem bancos. Fica aberto ali e é livre para quem quiser jogar.
Augustinergasse
A rua Augustinergasse chama a atenção dos turistas por causa das casinhas coloridas com sacada, que são tão lindas e tão charmosas que é impossível não se apaixonar!
Além disso, você eventualmente vai passar por ela, porque é uma das ruas que dá acesso à uma das famosas igrejas de Zurique, a de St. Peter.
Vale a pena tirar parte do dia para andar por essas ruas, observando os suíços fazendo as suas refeições recostados em parapeitos e esticados em bancos, quase sempre lendo um livro.
Igreja de São Pedro – St. Peter Kirche
Pertinho da colina de Lindenhof podemos encontrar a Igreja mais antiga de Zurique, a Igreja de São Pedro.
Como se já não bastasse ser linda tanto por fora quanto por dentro, ficou famosa por ter o maior relógio da Europa em sua torre. Já viu né, quando o assunto é relógio, a Suíça não poderia ficar para trás haha.
Por essas e outras que é uma das principais Igrejas da cidade, então eu nem preciso comentar que esse ponto não pode ficar de fora no seu roteiro, né?
Wasserkirche
Na margem do rio Limmat, bem ao lado da Münster Bridge, podemos encontrar a “Igreja da Água”, ou Wasserkirche. Ela tem uma arquitetura bem diferente do que estamos acostumados a ver, devido aos diversos usos que já teve ao longo do tempo.
Seus 3 andares já abrigaram um mercado, depois um dos primeiros museus da Europa e, no final da década de 1930, começou a ser usada como Igreja. Além disso, existe ainda uma lenda que os santos padroeiros de Zurique foram executados no local que a Igreja Wasserkirche foi construída.
A sua história é super extensa e interessante! Nesse sentido, se quiser saber mais, agende um tour pelo centro antigo.
Catedral de Grossmünster
A Catedral de Grossmünster é, sem dúvidas, marca registrada da cidade com suas torres gêmeas, que são cartão postal de Zurique.
De acordo com uma lenda, a Grossmünster foi construída sobre os túmulos dos santos padroeiros da cidade. Aqueles mesmos que foram executados no local onde hoje é a Wasserkirche, lembra?
Grossmünster foi onde se deu o ponto de partida para a Reforma Suíço-Alemã. Com isso, foi criada uma faculdade de teologia anexa ao mosteiro que se transformou no que, na atualidade, é a Universidade de Zurique.
Tem muito para se admirar dentro da Igreja, e, o melhor de tudo, é que além dos vitrais coloridos maravilhosos, é possível subir os 200 degraus da torre para ter uma vista mega privilegiada de Zurique.
Fraumünster
Fraumünster, localizada na Praça Münsterhof, chama atenção pela sua torre e é uma das principais Igrejas de Zurique.
Ela foi construída sobre as ruínas de uma abadia para mulheres aristocráticas e hoje pertence à igreja Reformada Evangélica do Cantão de Zurique. Assim como a maioria das igrejas da cidade, esta também é uma igreja protestante. Ou seja, seu interior não tem tantos ornamentos e estátuas, mas é igualmente bonito.
Atrai muitos turistas principalmente por ter como atrativo os murais de vidro de Giacometti e Chagall, que não são parecidos com nada que já vi na vida. Não deixe de visitar!
Rennweg
Na época da idade média, Rennweg era a principal rua de Zurique, por ser a mais larga da cidade.
Hoje em dia, é um dos centros comerciais da cidade e é super convidativa e fotogênica. Ao contrário da Bahnhofstrasse, nessa rua você encontrará mais lojas locais e de produtos Suíços.
Ademais, é uma das ruas mais lindas da Cidade Antiga, com várias bandeirinhas penduradas e uma vista para a torre do relógio da Igreja de São Pedro.
Tours e Experiências no Centro Histórico de Zurique:
Atrações próximas ao Lago de Zurique
Limmatquai
Um dos melhores jeitos de conhecer Zurique é pela Limmatquai, a rua que percorre toda a margem do rio Limmat. Esse rio é o coração da cidade e une a região oeste, centro histórico e lago de Zurique.
Tem várias lojinhas e restaurantes na região, além do prédio da Prefeitura. Recomendo percorrer a Limmatquai saindo da Catedral até o Lago de Zurique, em uma agradável caminhada de uns 20 minutos.
Lago de Zurique
Esse lago é o quinto maior da Suíça e uma das principais atrações em Zurique.
Se for no verão, tenho uma boa notícia: você pode dar um mergulho no Lago de Zurique. Os locais amam esse rolê e os turistas também, é claro. A vibe é quase de uma praia no centro da cidade.
Você também pode fazer um passeio de barco, que faz parte do sistema de transporte público de Zurique. Caso você adquira o Zurique Card, você poderá andar de barco (e teleférico) o quanto quiser, sem pagar nada a mais por isso!
Sechseläutenplatz e Ópera de Zurique
Mesmo tendo um nome complicado, podemos reconhecer esta Praça por ser onde a Ópera de Zurique está localizada.
Passear pela Praça Sechseläutenplatz é um típico programa de domingo, sabe? Onde podemos ver de tudo e passar o tempo nas lojinhas e restaurantes da região.
A Praça fica bem movimentada em dezembro, em virtude do seu Mercado de Natal. Ele é um dos mais novos e modernos da cidade e, também, o maior. Aliás, um dos mais lindos que já vi! Mostro um pouco desse mercado no vídeo que gravei na minha última visita à Zurique:
Bürkliplatz
Chegando no píer Bürkliplatz, de onde saem os passeios de barco pelo Lago de Zurique, você será recebido por uma revoada de gaivotas e gansos. Muita gente alimenta os bichos ali nas margens do lago (o que eu não recomendo fazer).
A região ainda conta com um mercado, e também sedia eventos algumas vezes durante o ano.
É uma delícia ficar passeando pelas margens do Lago. Além disso, como se não bastasse a área já ser linda, ainda conseguimos ter uma vista dos Alpes Suíços bem ao longe. Fala sério, de tirar o fôlego! Uma ótima oportunidade de lugar para relaxar e tirar muitas fotos!
Tours e Experiências no Lago de Zurique:
Atrações da região Oeste de Zurique
Zurich West e um Mergulho no Rio Limmat
Se você quiser conhecer a Zurique Alternativa, esse é o seu lugar!
A região oeste de Zurique costumava ser um bairro industrial, sem muitos atrativos. Com as fábricas saindo dos centros urbanos, os diversos galpões construídos ali ficaram ociosos até uma revitalização da área. Atualmente, a região é super moderna e estilosa.
Referência em arte, design, arquitetura e gastronomia, dá para encontrar um pouquinho de tudo nessa área. Vale muito a pena se perder pelas lojinhas, galerias e bares super alternativos de lá.
Se você visitar a Suíça no verão, encontrará essa região ainda mais movimentada. Isso porque o Rio Limmat, nessa parte que corta Zurich West, é o ponto preferido para os jovens locais se reunirem para tomar um banho de rio e tomarem uma cerveja nos Biergartens à sua margem.
Prime Tower
Ainda na região oeste de Zurique está localizado o prédio mais alto da cidade, a Prime Tower. Apesar de ainda não ser tão conhecido e relativamente baixo para os padrões de prédios que estamos acostumados, o edifício vai ocupando seu lugar de marco da cidade aos poucos.
O melhor de tudo, mas que muitas pessoas não sabem, é que para subir e ter uma vista panorâmica da cidade é 0800, só sendo preciso reservar algum horário para a visita!
Além disso, no último andar se encontra o restaurante Clouds. Você pode optar por fazer uma refeição com a vista de Zurique aos seus pés ou então só aproveitar da estrutura para contemplar mesmo, já que não é obrigatório o consumo no local.
IM Viadukt
O IM Viadukt é uma galeria moderna, que tem desde mercado e cafés até lojas de roupa descoladas e galeria de arte. Um pouco de tudo para se entreter por alguns bons minutos olhando as vitrines.
O pessoal de lá preza muito pelo “swiss made”. Em resumo, são produtos de fabricação local, alimentos produzidos nas proximidades e trabalhos artesanais.
Conforme o esperado, o IM Viadukt ganhou esse nome por ter sido construído aproveitando a estrutura de um viaduto em uma antiga linha de trem!
Langstrasse
Essa região de Zurique, que tem como principal rua a Langstrasse, era mais conhecida como “zona da luz vermelha“.
Ganhou notoriedade pelo seu passado ligado à bordéis e cinemas eróticos. Porém, atualmente, também é conhecido pela sua cultura inovadora e vida noturna agitada, com diversos bares e boates.
É muito legal passear por lá, tomar um drink em um bar e conseguir ver pessoas de todos os tipos e estilos. Esse ar descontraído que a Langstrasse exala é totalmente oposto ao estereótipo “engomadinho” de Zurique.
Outros Pontos Turísticos de Zurique
Uetliberg
Uetliberg é a montanha mais alta de Zurique e, do seu topo, temos uma vista espetacular da cidade. Não chega a ser um Alpe, mas é até bem alta.
Subi até o topo da montanha por uma trilha super linda, no meio de árvores. Ao adentrar na floresta, que fica em uma região residencial da parte Sul de Zurique, até esqueci que estava em uma cidade grande.
Caso queira subir andando, é bom saber que demora mais de uma hora até chegar no topo. É cansativo, mas o nível de dificuldade nem é tão grande. Até eu que, confesso, sou um pouco sedentária, consegui subir!
O legal é que é possível encontrar neve no topo do Uetliberg, mesmo que não esteja nevando na cidade. Principalmente nos meses mais frios.
Também existe outra opção para chegar ao topo da montanha que é mais fácil e mais usada para aqueles que visitam Zurique: os trens que saem da Estação Central todos os dias!
Se você é como eu e curte ficar de boa observando uma paisagem panorâmica, vai adorar esse passeio! E por que não curtir fazendo um piquenique e tomando um vinhozinho quando chegar lá em cima? Mais que merecido, né?
Se tiver curiosidade, aqui mostro como foi a subida ao Uetliberg e a chegada ao topo, com direito a um vinho que carreguei na mochila.
Zurich Card, Termas e Internet na Suíça
Roteiro de 1, 2, ou 3 dias em Zurique
Vai para Zurique e está com os dias contados para a sua visita? Vem nesse texto que te ajudo a programar um roteiro redondinho caso você fique na cidade 1, 2 ou 3 dias.
Atrações Além de Zurique
Confira também outras atrações imperdíveis em diversos destinos pelo mundo, através dos textos dos blogs amigos:
Viagem e Cura – Principais pontos turísticos de Barcelona: atrações imperdíveis
De Lugar Nenhum – Atrações imperdíveis em Valladolid – Espanha
Viajante Colorido – Atrações imperdíveis em Tarragona – Espanha
Vamos viajar pra onde agora – Atrações imperdíveis em Pipa – RN
Entre Mochilas e Malinhas – O que fazer em Santos – 14 passeios imperdíveis
Experiência Barbara – O que fazer na Namíbia – atrações imperdíveis
Viajando com Moisés- Koh Phi Phi: Quais as Atrações Imperdíveis deste Paraíso em Krabi?
Destinos Por Onde Andei… – As melhores atrações de Budapeste
Let’s Fly Away – O que fazer na Filadélfia em 1 dia: bate-volta de Nova York ou Washington
Uma Viagem Diferente: O que Fazer em Arraial do Cabo: Roteiro de 3 dias
T+M – O que fazer em Belém – 12 dicas imperdíveis do que fazer na capital paraense
Blog Elizabeth Werneck – O que fazer e onde ficar no Cairo: 20 atrações imperdíveis na cidade dos mil minaretes
6 Viajantes – O que fazer em Montevidéu: 10 atrações imperdíveis
Recordações de Viagens – O que fazer em Taormina: atrações imperdíveis
Viajando com Sy – Atrações imperdíveis no Caminhos de Pedra
15 comentários
Nossa , 21 pontos imperdíveis em Zurique rrrsss… Vou ter que voltar pois conheço apenas 02 dessa sua lista !
Ler o seu texto me dá mais esperança de não falir na Suíça, já que muitos dos melhores pontos turísticos da cidade são 0800 ou incluídos no Zurique Card!
Esse post chegou em uma ótima. Já salvei! Estou pensando em viaja para a Suíça ano que vem e suas dicas dos melhores pontos turísticos de Zurique estão maravilhosas.
Um dos meus maiores arrependimentos da vida é não ter esticado até a Suíça nas duas vezes em que estive na Alemanha… mas faltava tempo e dinheiro rsrsrs Mas pela sua lista de pontos turísticos em Zurique dá pra ver que é possível fazer muita coisa de graça na cidade, ótima notícia para um futuro roteiro!
Eu fiquei completamente apaixonada pelo seu texto. Apesar de adorar a Suíça, não conheço Zurique e é um país que acaba ficando fora dos meus roteiros pelos altos custos. Mas sua lista está cheia de opções incríveis e acessíveis.
Achei muito engraçado saber que a árvore de natal é decorada com cristais svarovski! 😀
Ainda não tive a oportunidade de conhecer nada na Suíça e fiquei encantada com tuas sugestões de pontos turísticos de Zurique. Quantas lindezas!
Como a cidade fica linda nessa época do ano. Quero conhecer Zurique em breve! 😀
Apaixonada pela Banhofstrasse iluminada no Natal e principalmente pelo Viadukt!!! Acho o máximo esses lugares que valorizam a cultura local.
Que coisa mais linda Zurique, ainda não conheço nada da Suiça, mas quero ir em breve. Sou apaixonada por esse país.
Meu sonho conhecer Zurique! Adorei suas dicas dos melhores pontos turísticos. Já salvando para meu roteiro na Suiça.
Que linda é Zurique, adorei sua proposta de dividir os melhores pontos turísticos por região, facilita muito na hora de elaborar um roteiro, parabéns, mandou muito bem, inclusive nas belíssimas fotos.
Adorei Zurick pelos seus olhos e lentes da câmera. Quero voltar para a Suiça pq emu marido e filha ainda não conhecem, e vou seguir as suas dicas. Obrigada por compartilhar. Beijinhos
Adorei o artigo dos melhores pontos turísticos de Zurique, eu estou com muita vontade de conhecer a Suiça e quero ir em breve!
Zurique é linda demais, que legal esse post com os pontos turísticos da cidade. Obrigado por compartilhar!
Adorei ver os melhores pontos turísticos de Zurique no seu blog. Sou amante de chocolate, você me indicaria um local interessante para degustar e conhecer mais deste assunto?