Neste Roteiro em Zurique, vou sugerir o que fazer se você for passar 1, 2 ou 3 dias na cidade. Explicando como otimizar o seu tempo por lá, sem deixar nada de mais legal para trás.
Zurique é o centro financeiro e maior cidade da Suíça, mesmo não sendo a capital. É o ponto de partida de diversos roteiros, principalmente para aqueles que querem explorar a parte germânica do país.
A cidade já é linda, mas consegue ser ainda mais quando percebemos o quanto é bem cuidada, organizada e segura! É inegável que tudo por lá é sinônimo de qualidade de vida. É um destino de muitas possibilidades, de ruas medievais à trilhas na natureza, das suas galerias descoladas e até as suas delícias gastronômicas.
Como nem tudo é um mar de rosas, Zurique é também uma das cidades mais caras do mundo! Mas não deixe isso te assutar, te garanto que dá para fazer rolês sem gastar muito na cidade.
Então, vem comigo descobrir tudo sobre Zurique!
Quantos dias ficar em Zurique?
Com três dias em Zurique você consegue ver todos os principais pontos e fazer alguns outros passeios diferentes, como subir a sua montanha ou fazer algum tour gastronômico.
Vai ficar mais tempo? Excelente! Fui duas vezes para Zurique e, em ambas, fiquei mais de uma semana. Tem muitos museus para visitar e possibilidades de viagens bate e volta saindo de lá, como para Lucerna, e até mesmo para Constance, que fica na Alemanha. Então, coisa para fazer é que não vai te faltar.
Caso o seu tempo na cidade seja ainda um pouco mais curto, 1 ou 2 dias, deixarei sugestões do que priorizar durante a sua estadia. As coisas que acho imperdíveis de se fazer em um roteiro em Zurique.
O que fazer em Zurique?
Zurique é uma cidade cosmopolita que tem de tudo um pouco. Com tantas opções de rolês, se apaixonar pela cidade é inevitável.
É uma cidade que conseguimos fazer a maior parte das coisas a pé, principalmente no centro histórico. Mas para outras, o melhor é usar o pontual e confortável transporte público da cidade. Os bondes e os ônibus elétricos são meios super fáceis para se locomover, e ainda dá para aproveitar a paisagem da janela.
Uma dica para economizar dinheiro e tempo é adquirir o Zürich Card. Esse cartão te permite usar o trasporte público da cidade gratuitamente (bondes, ônibus, trens e barcos), oferece entrada gratuita nos principais museus e atrações da cidade (como o Museu Nacional e o Jardim Botânico) e, ainda, descontos em diversos restaurantes e lojas.
O Zürich Card está disponível em duas versões, o de 24h e o de 72h. E você tem a liberdade de escolher qual se adequa melhor aos seus planos na cidade. Vale muito à pena! Você compra o voucher online, aqui nesse link, e faz a troca do seu voucher pelo cartão na sua chegada na cidade (na Estação de Trem ou no Aeroporto).
Quando for usar o Zürich Card pela primeira vez, é só validar o cartão em uma das máquinas laranjas das estações e daí ele começa a contar as horas. Depois, é só aproveitar.
Roteiros de 1, 2 ou 3 dias em Zurique
Os roteiros do dia a dia foram feitos levando em conta as principais atrações, a distância entre elas e os horários do dia mais propícios para visitá-las. Tudo para ajudar a otimizar o seu tempo na cidade, de forma prática.
Enfim, para saber informações mais detalhadas e específicas de cada ponto que cito no roteiro, tenho esse outro post aqui no blog em que eu explico mais sobre cada um das atrações de Zurique. Então, bora que é sucesso!
1 Dia em Zurique – Roteiro
Se você tem apenas 1 dia em Zurique, esse é o roteiro que indico para você! Caso tenha mais dias, considere este o seu primeiro dia na cidade.
Resumo de 1 Dia em Zurique – Lindenhof + Täufergedenkplatte + Rennweg + Cidade Velha + St. Peter Kirche + Fraumünster + Wasserkirche + Grossmünster + Limmatquai + Sechseläutenplatz + Lago de Zurique
Comece o dia bem cedo no Lindenhof, que é um ponto de partida central e que já vai te proporcionar uma bela vista do centro antigo, te ajudando a entender a configuração da cidade.
Depois, procure descer pela rua Fortunagasse e virar na rua Schipfe para chegar até Täufergedenkplatte, um ponto de observação às margens do rio Limmat. Nesse ponto, prepare-se para tirar fotos lindas do rio e suas casinhas tipicamentes suíças.
Uma dica é salvar o mapa que disponibilizo aqui no app do Google Maps no seu celular. E ir consultando conforme vai caminhando. O que ajuda muito na hora de calcular os trajetos, é ter internet no seu celular.
Para ir até a terceira parada, você vai voltar pelas mesmas ruas e seguir em direção à Rennweg. Ao chegar, o que mais te indico é se perder por essa rua e pelas muitas outras existentes na Cidade Velha – é muito charme para uma área só!
Agora, continue seu passeio andando poucos metros na rua Widdergasse, até chegar a hora de virar na Augustinergasse, uma das ruas que dá acesso à St. Peter Kirche, a próxima parada.
Após a parada na Igreja de St. Peter, você vai seguir, provavelmente na parte da tarde, para a rua Weggengasse e, por ela, cheagar até Rathausbrücke. Depois, virando a direita na Wühre é só seguir reto nas margens do Limmat para atravessar a rua Münsterhof. Assim, você chegará finalmente no próximo marco turístico, a Igreja Fraumünster.
O caminho para o ponto seguinte é super simples: após passar um tempo admirando a Fraumünster, você vai atravessar a rua Stadthausquai e vai caminhar até chegar na Ponte histórica Münsterbrücke, outra ponte que corta o rio Limmat. Ao lado da ponte, está a Wasserkirche.
Em seguida, não demora nem 3 minutos para ir até a sua próxima parada, a Grossmünster. Você só vai ter que atravessar a Limmatquai e a Grossmünsterplatz!
Logo após, o lugar a ser visitado é a Sechseläutenplatz, mais conhecida como Praça da Ópera. Para chegar até lá, vá por esse caminho, que é o mais cênico: ao sair da Grossmünster, siga em direção à rua Kirchgasse até chegar novamente à Limmatquai.
Depois, você vai seguir direto nas margens do rio Limmat, até chegar na hora de atravessar a Quaibrücke e continuar seguindo reto (agora às margens do Lago de Zurique), até que vai ver a Sechseläutenplatz (Praça da Ópera) à sua esquerda.
Além disso, caso você visite Zurique no final do ano, terá a sorte de ver a cidade iluminada para as festas e conhecer os seus vários Mercados de Natal. O meu Mercado de Natal preferido na cidade é o da Praça da Ópera, o Wiehnachtsdorf.
E por último, mas não menos importante, o caminho para o Lago de Zurique! É bem provável que já vai estar de tardinha quando for seguir para o lago, que é considerado o coração da cidade. O horário mais bonito para vê-lo, sem dúvidas, é ao pôr do sol.
Para chegar ao lago saindo da Praça da Ópera, é muito simples. Pois você já estará praticamente nele! É só atravessar a rua e aproveitar uma caminhada em sua margem.
2 Dias em Zurique – Roteiro
Resumo do Dia 1 em Zurique – Lindenhof + Rennweg + Cidade Velha + St. Peter Kirche + Fraumünster + Wasserkirche + Grossmünster + Limmatquai + Sechseläutenplatz + Lago de Zurique
Resumo do Dia 2 em Zurique – Prime Tower + Zurich West e IM Viadukt + Uetliberg + Langstrasse
Para começar o segundo dia com o pé direito, como primeira parada vá até a Prime Tower para ter uma vista privilegiada da cidade. Esse é o prédio mais alto de Zurique e, no seu último piso, está o restaurante panorâmico Clouds.
O acesso ao último andar é gratuito, mas é uma boa opção para aproveitar um café em grande estilo, com a vista de todo o centro da cidade .
Logo depois de sair da Prime Tower, siga pela rua Geroldstrasse, em direção à Viadukstrasse. Nesse trajeto, você vai passar em frente à loja da Freitag, uma marca suíça super conhecida, que produz bolsas de lona ecológicas.
Chegando na Viadukstrasse, já estará de frente com o nosso próximo ponto, o IM Viadukt, com as suas diversas lojas de design construídas em baixo de um antigo viaduto. Toda essa região fica na parte oeste da cidade, mais conhecida como Zürich West. Uma parte mais descolada e moderna de Zurique.
Já aproveita que está por ali e faça uma pausa para almoço, em um dos diversos cafés e restaurantes do IM Viadukt.
Na parte da tarde, a dica é fazer um dos meus programas preferidos da cidade, subir a montanha Uetliberg! Zurique não tem alpes, mas tem essa montanha com vista para os alpes hehe.
Para chegar ao seu topo, existem duas opções: você pode pegar o trem ou então subir a pé pela floresta afora.
Caso esteja no pique de subir a pé pelas trilhas, o que indico é suba a pé e depois desça de trem, já que pode estar escurecendo. Vale super a pena, o caminho é muito lindo e você esquece totalmente que está no meio de uma cidade grande. Confira o vídeo que fiz do trajeto:
Mas caso opte subir a montanha de trem, também é uma maravilha e super simples. A linha que sobe até a montanha é a S10 e parte da estação central (Zürich HB). Chegando na estação central, verifique em qual plataforma (gleis) sai o trem e siga as placas de indicação.
O bilhete para ir até a última parada da linha (Uetliberg) é diferente, pois está fora da zona 110 e pode ser comprado diretamente nas máquinas na estação. Mas, quem adquiriu o Zürich Card pode ficar tranquilo, que a subida para o Uetliberg também está incluída nele.
Após retornar da montanha, se quiser esticar para uma programação noturna, tenho uma última sugestão para finalizar esse segundo dia!
Saia para percorrer a Langstrasse, uma rua boêmia que fica super movimentada à noite. Curta os barzinhos com ares retrô/oitentista, com direito a muitas placas de neón, que vai fazer você achar Zurique uma cidade muito descolada.
3 Dias em Zurique – Roteiro
Resumo do Dia 1 em Zurique – Lindenhof + Rennweg + Cidade Velha + St. Peter Kirche + Fraumünster + Wasserkirche + Grossmünster + Limmatquai + Sechseläutenplatz + Lago de Zurique
Resumo do Dia 2 em Zurique – Prime Tower + Zurich West e IM Viadukt + Uetliberg + Langstrasse
Resumo do Dia 3 em Zurique – Museu Nacional (Landesmuseum) + Estação Central (Zürich HB) + Bahnhofstrasse + Paradeplatz + Termas e Spa de Zurique
No terceiro dia, os rolês são para ser curtidos com calma. Com isso, vamos começar logo de manhã pelo Museu Nacional Suíço, o Landesmuseum (entrada gratuita com o Zürich Card), que fica em frente à uma das entradas da Hauptbahnhof, a Estação Central da cidade.
Saindo do Museu, uma boa é seguir para a Banhofstrasse, a rua comercial de Zurique e um dos quarteirões mais caros do mundo. Tem de tudo, desde grifes caríssimas, a lojas de artigos tradicionais suíços (canivetes, chocolates, brinquedos de madeira, relógios), até as mega lojas de departamento europeias como H&M, Zara e Mango.
Siga na Banhofstrasse até chegar na Paradeplatz, uma praça cercada pelas sedes dos pricipais bancos suíços. Por lá, você vai encontrar uma das unidades da Sprüngli, uma confeitaria suíça que ficou famosa por uma de suas invenções, o “Luxemburgerli”. Um biscoito de merengue recheado, muito parecido com o macaron.
Antes de terminar o dia, a sugestão é curtir o fim de tarde em um dos locais com uma das vistas mais privilegiadas da cidade: o Zurich Thermal Baths & Spa. Esse spa fica ao lado da sede da Google na Suíça e foi construído no prédio da antiga cervejaria Hürlimann. Tem uma piscina de água termal na cobertura, que oferece uma vista panorâmica de Zurique.
Você pode conferir mais sobre o spa e reservar o seu acesso por aqui. Isso que chamo de encerrar a viagem com chave de ouro!
Sobrou tempo no seu roteiro em Zurique? Programação bônus
Antes de tudo, se você conseguiu seguir o roteiro em Zurique para os 3 dias e ainda sobrou tempo para fazer mais coisa na cidade, saiba que possibilidades não lhe faltam. Só de pensar na quantidade de museus interessantes que tem em Zurique, dá para ficar semanas conhecendo cada um deles.
Mas vamos lá para outras opções de coisas que você pode aproveitar para conhecer em sua passagem pela cidade.
- Mercado de Pulgas Kanzlei – Tem de um tudo por lá: móveis, roupas, raridades antigas, quadros. Acontece todo sábado das 07:20 às 16:00 na Kanzleistrasse, 56.
- Supermercado Migros – Essa rede de supermercados é um patrimônio suíço e motivo de muito orgulho para o povo. Privilegiam produtos nacionais e tem de tudo quanto é gostosura suíça. Lugar excelente para comprar chocolates a bons preços. Você encontra uma unidade do mercado em quase todo quarteirão da cidade.
- Observatório Urania – Uma chance de observar as estrelas bem no centro de Zurique. Você pode visitar o observatório e ver pelo seu telescópio em visitas guiadas que acontecem de quinta à sábado, às 21h. Fica ao lado da Banhofstrasse e a sua entrada é pelo pátio do Deutsch Bank. Confira mais informações no site oficial.
- Museu da FIFA – Esse é para os amantes do futebol! Zurique é o lar da FIFA e o seu museu conta a história do futebol e da Copa do Mundo. Fica próximo ao Zurich Thermal Baths & Spa e com o Zürich Card você tem 30% de desconto no ingresso.
- Kunsthaus – O principal museu de artes de Zurique, com exposições permanentes e temporárias. Visitei uma exposição temporária do Georges Seurat, mas nas permanentes você encontra obras do Picasso, Monet e outros. Vale a pena passar pela fachada para conferir a sua magnífica porta esculpida pelo Rodin.
- Alter Botanischer Garten – O antigo Jardim Botânico de Zurique fica em uma colina no centro da cidade. É um local que mistura natureza, história e uma vista linda da cidade antiga. A entrada é gratuita e fica na Pelikanstrasse, 40.
Free Walking Tours em Zurique
Além de todas essas possibilidades, você também pode optar por fazer um tour guiado na cidade.
Os Free Walking Tours são uma experiência que indico quase sempre aqui no blog. Os guias geralmente contam histórias e contextualizam o lugar muito além dos pontos turísticos. O trabalho deles é mantido por gorjetas, sendo que o valor desta fica a critério do visitante.
Separei algumas opções de tours aqui, você pode verificar se as datas e horários se encaixam na sua programação:
Dicas extras para a sua viagem à Zurique
Chip de Internet para a Suíça
Ter um chip de viagem internacional é sempre uma mão na roda. Poder acessar qualquer coisa do seu celular, a qualquer momento. Inclusive para voltar aqui nesse texto e consultar os mapas e rotas na hora.
O chip que sempre uso nas minhas viagens à Europa e que nunca me deixou na mão, é o do Viaje Conectado. Já peguei sinal dele, com internet veloz, no meio do Mar Báltico, no topo dos alpes suíços e em uma floresta na Ilha da Madeira. Ou seja, a cobertura é real.
Seguro Viagem para a Suíça
Sabia que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar Suíça? O país faz parte do Tratado de Schengen e, de acordo com esse tratado, os turistas têm que apresentar um seguro de viagem com cobertura no valor de 30.000 euros para entrar no país.
O seguro, além de obrigatório, também nos resguarda de não passar aperto com despesas médicas em um país tão caro como a Suíça.
Para fazer o orçamento do melhor seguro para você, eu recomendo a plataforma da Seguros Promo. Ele é um buscador que compara diversas das melhores companhias de seguro do Brasil, e te mostra quais têm ofertas para o período e destino que você está viajando.
Além de ser uma plataforma confiável, sempre economizo bastante fazendo as minhas buscas por lá. É só entrar nesse link para pesquisar mais.
Partiu conhecer Zurique?
Sempre termino de escrever curiosa com o que você vai conhecer dos lugares e quais as coisas que você mais vai gostar. Fique à vontade para compartilhar aqui comigo, viajo de novo lendo o seu relato.
Acima de tudo, o que mais espero é que possa ter contribuído para a sua viagem com esse roteiro e que você aproveite muito os seus momentos em Zurique. Boa viagem!
4 comentários
Muito bom esse artigo sobre zurique ,já estava com a ideia de passar uns dias lá ,agora me convenci com essas dicas de como aproveitar os meus dias lá!!
Oi Paulo, muito obrigada! Fico feliz em ter contribuído. Zurique é uma cidade muito cativante. Se for como eu, você vai ficar com vontade de ir de “mala e cuia” para lá hehe. Abraços
Adorei as suas dicas o melhor roteiro sem dúvidas 5 ☆☆☆☆☆ mt obrigada
Muito obrigada, querida! Fico feliz em ter ajudado <3