Como não gostar de um Mercado de Natal, né? Fim de ano é, sem dúvidas, uma das épocas mais mágicas para se visitar os países europeus. E um dos grandes motivos são os Mercados de Natal, que são de encher os olhos de qualquer um que se aventure pelo Velho Continente. Por isso, preparei uma lista com alguns dos destinos natalinos mais encantadores da Europa para você conhecer.
Para quem, como eu, não se espanta com o frio e, ainda, gosta de todas as coisas gostosas que o inverno trás, Dezembro é um dos meses mais legais para se visitar as cidades europeias. Ruas iluminadas, lojas decoradas, chocolate ou vinho quente, cheiro de especiarias no ar, moradores carregando os seus pinheiros pelas ruas; aquelas músicas natalinas que (apesar de serem praticamente as mesmas todos os anos) ainda nos tomam de uma bela nostalgia.
Para completar esse cenário, ainda é possível pegar dias de neve em diversas cidades, deixando os Papais Noéis em um ambiente perfeito.

E no meio de todas as festividades, a cereja no topo são os diversos Mercados de Natal que encontramos em quase todas as cidades. Com suas praças principais tomadas por barraquinhas de madeira, suas árvores de Natal elaboradas, pessoas indo e vindo, apresentações especiais; artigos locais, enfeites natalinos e opções de presentes sendo vendidos. E, claro, muita… mas muita comida gostosa!
Seja para fazer compras, ou só para passear e sentir esse clima, se você também adora essa época do ano, não deixe de conferir essa seleção que fiz dos meus mercados de Natal preferidos da Europa:
Mercado de Natal Doma Laukum – RIGA, LETÔNIA



De 30 de Novembro a 08 de Janeiro
O Mercado de Natal da Praça da Catedral de Riga é um dos mais gracinhas que já conheci. Barraquinhas e casinhas ornamentadas em estilos individuais, com muitas referências folclóricas bálticas. Para aliviar o frio dos visitantes, esse mercado conta com algumas fogueiras, que também são utilizadas para preparar variadas comidas tradicionais, e lareiras externas.
Para a diversão das crianças (e adultos hehe), quem passar por lá também pode conferir um curral com animais encontrados nos campos da Letônia, como ovelhas e coelhos. Apesar de não ser muito grande, esse mercado compensa o seu tamanho com a riqueza de detalhes, autenticidade e localização privilegiada, em uma das praças mais bonitas da capital Letã.
Nesse Mercado de Natal de Riga, você encontra uma variedade de produtos tradicionais letões como artigos de linho para casa, roupas de lã, cerâmicas, brinquedos de madeira, velas aromáticas, joias e acessórios em âmbar, decorações natalinas, tudo com um foco extremamente artesanal.
No departamento gastronômico, especialidades como bacon com ervilhas e linguiças com chucrute. Nas bebidas, o vinho quente com especiarias e coquetéis quentes feitos com o Black Balsam, a bebida oficial da Letônia.
Como se não bastassem os seus Mercados Natalinos, Riga é muito conhecida como um destino de Natal pela sua longa história com essa data.
Sabia que a primeira árvore de Natal do mundo foi erguida em Riga, no ano de 1510? Por isso, a cidade inteira se enche com diversas árvores de Natal. A primeira árvore veio de uma antiga tradição pagã, em que as pessoas colocavam fogo em uma árvore próximo ao Solstício de Inverno. Os letões celebram essa época com grande entusiasmo, até hoje na data do Solstício.
St. Thomas Market – HELSINKI, FINLÂNDIA

De 06 a 22 de Dezembro
Esse Mercado de Natal é para os resistentes ao frio, então se prepara para colocar as roupas térmicas na mala! Quando fui à Finlândia, em meados de dezembro, a temperatura média era de -12°C e não foi brincadeira. O bom do Natal, é que sempre podemos contar com um bom vinho quente para nos ajudar a aquecer.
O Mercado de Natal principal de Helsinki acontece todos os anos na Praça do Senado, bem no centro da cidade e em frente à Catedral de Helsinki, uma das atrações mais visitadas por lá.
Além disso, o que mais chama a atenção são as suas casinhas coloridas de madeira, todas em tons pastéis, parecendo um cenário de filme de princesa. O que também contribui para essa atmosfera única, é o enorme e iluminado carrossel ao centro da praça, que é gratuito para quem quiser dar uma volta, seja criança ou apenas jovem de coração.

Para ser sincera, não tinha grandes expectativas dessa feirinha, mas me surpreendeu demais e achei incríveis os tipos de artesanatos vendidos. É aquela maestria escandinava, né? Além dos produtos serem maravilhosos, foi um dos poucos lugares que vi as coisas sendo confeccionadas na hora. Desde marceneiros trabalhando minunciosamente em suas peças, até ferreiros forjando na hora todo tipo de itens em um estilo bem medieval. E não sei você, mas eu dou muito valor a esse tipo de trabalho artesanal e meticuloso.
E caso o frio esteja muito, você pode fugir um pouco do Mercado e passar um tempo na Sauna de Natal, ali mesmo na Praça do Senado. Essa tradição foi incorporada até no calendário de fim de ano dos finlandeses, com atividades especiais ligadas à ideia de limpeza e reenergização antes da Noite de Natal.
Wiehnachtsdorf – ZURIQUE, SUÍÇA

De 21 de Novembro a 23 de Dezembro
Eu adoro Zurique, e já estive algumas vezes na cidade nessa época de Fim de Ano. Então, posso dizer que conheci praticamente todos os Mercados de Natal de lá. E tem um que é o meu preferido, que consegue roubar o meu coração, que é o Wiehnachtsdorf Markt, que fica na Sechseläutenplatz, bem em frente à Opera House.
A localização desse mercado é em uma das partes mais lindas da cidade, do ladinho do enorme Lago de Zurique. Eu recomendo uma visita ao fim da tarde, para sentir como é gostosa essa região ao pôr do sol e ver todas as luzes em volta se acenderem e os suíços chegando para o happy hour.
Uma das coisas que fazem esse mercado tão especial é a vida que ele tem. As pessoas vão para passar várias horas por ali. Inclusive, eles oferecem oficinas de artesanatos diversos, para crianças e adultos. Esse mercado é pensado para isso, para as pessoas confraternizarem e se divertirem, e não apenas para comprarem. Aproveitando de uma boa cerveja ou vinho quente, andando de patins na pista de gelo, jogando o curiosíssimo Bavarian Curling com os amigos e aproveitando de boas comidas.
Aliás, essa é uma das feiras com maior variedade gastronômica que já vi. Além das especialidades de fim de ano, como os biscoitos de gengibre, e os típicos pratos suíços, como a raclette e o fondue, também tem uma vasta gama de culinária internacional, podendo encontrar comida do mundo todo em um único Mercado de Natal. Isso é um reflexo de várias culturas que vivem hoje na cidade e que Zurique. Que, apesar de não ser uma cidade gigantesca, é super cosmopolita.
Confira o meu roteiro de viagem completo para Zurique.
Mercado de Natal de TALLINN – ESTÔNIA

De 15 de Novembro a 07 de Janeiro
Se você é um amante das épocas medievais, vai encontrar em Tallinn o seu lugar. O Mercado de Natal da cidade é tão tradicional, que ganhou o prêmio de Melhor Mercado de Natal da Europa em 2019. O mesmo ano em que o visitei.
Tallinn é aquele lugar que oferece uma entrada única ao túnel do tempo. De repente, você se vê em meio a mercantes, artesãos, caçadores… Toda essa atmosfera mágica é considerada um “must see” na Europa. E eu assino em baixo.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção nesse mercado é a gastronomia. Sim, os arredores são incríveis também, em uma praça medieval totalmente preservada. Os produtos vendidos e a gigantesca árvore de Natal também são dignas de admiração. Mas as comidas… elas são as mais diferentes que já vi na vida.
O negócio é o seguinte, é uma cidade medieval. Quiçá uma das que mais te emergem nesse período. E a culinária local não podia ser diferente. É bem medieval. Assim, as carnes de caça são o prato principal de um rolê nesse mercado natalino. E sim, tem o Rudolph para comer em diversas preparações.
Além de carne de rena, também se encontra alce, corça, javali e até urso. Seja em embutidos, desidratados ou preparados em pratos típicos. E até em embalagens apropriadas para viagem, totalmente seladas. Ou seja, você pode fazer como eu e trazer um embutido de urso para casa.
Mercado de Natal de Constance – ALEMANHA

De 26 de Novembro a 22 de Dezembro
Constance (Konstanz) é uma cidade ao sul da Alemanha, na fronteira com Suíça e Áustria. A sua maior atração turística é o lago Konstanz, o maior lago da Alemanha.
O mercado de Natal de Constance à beira do lago é o maior da região e já foi eleito um dos melhores da Europa. São mais de 100.000 luzes e 170 lojinhas, que vão do seu centro medieval até o porto.
Além disso, o grande diferencial desse mercado, é ele ter um navio temático de Natal atracado no porto. Do seu bar panorâmico 360°, conseguimos ter uma visão de tirar o fôlego do seu panorama alpino e das luzes cintilantes refletindo em seu lago.

Além disso, também encontramos produtos artesanais de alta qualidade da região, e uma programação infantil diversa, que vai desde aulas de confeitaria até fantoches.
Quer conhecer mais sobre os Mercados de Natal da Alemanha? Confira no blog da Nata.
Qual é o seu Mercado de Natal preferido?
E aí, pronto para embarcar para um destino natalino? Me conta aqui qual é o seu Mercado de Natal favorito e se ele ficou de fora dessa lista, que posso voltar trazendo uma outra no futuro. Pois o que não faltam são lugares mágicos para visitar nessa época do ano pelo continente europeu.
1 comentário
Ola. Apenas uma correcao. Riga ‘e a capital da Letonia 🙂