Você já pensou em se tornar um cidadão europeu? Os brasileiros são um dos povos que mais migram para outros países, em busca de uma vida melhor e com mais oportunidades.
Desse modo, ter um passaporte europeu facilita demais o processo, permitindo que você transite e viva legalmente em diversos dos países da União Europeia. Mesmo que você não considere mudar para a Europa, ainda assim existem vantagens consideráveis em obter a cidadania.
Caso você tenha direito à cidadania europeia e ainda está na dúvida se vale a pena começar o seu processo de atribuição, vem comigo que vou contar as principais vantagens em se tornar um cidadão europeu.
*Post Patrocinado
Como funciona a atribuição da cidadania europeia?
A miscigenação étnica é uma característica marcante na composição do povo brasileiro. Além das populações indígenas originárias, africanas e asiáticas, o Brasil também foi composto por diversos grupos europeus.
Os portugueses, italianos, espanhóis e germânicos são parte dos principais grupos de imigrantes. A população do país foi crescendo com muitos resquícios de descendência estrangeira.
Como resultado, muitos brasileiros reconhecem a dupla nacionalidade pela sua árvore genealógica. Sendo essa descendência identificada, muitos têm a possibilidade de entrar com um processo para tirar a cidadania europeia, do respectivo país do seu ascendente.
Ao se tornar cidadão europeu, você terá diversos benefícios. Dentre eles, um dos que mais chamam a atenção é o fato de poder deixar o Brasil em momentos de instabilidade e crise, recorrendo a um país da Europa como um plano B.
No decorrer do artigo você vai descobrir outras 9 vantagens que te farão perceber o quanto vale a pena ter o passaporte europeu como aliado. E o que me motivou a começar o meu processo para a obtenção da cidadania portuguesa.
Para te ajudar e tirar as suas dúvidas com um especialista no assunto, indico entrar em contato com a Cidadania & Visto, assessoria especializada em processos de cidadania e visto para Portugal. Inclusive, no site do Cidadania & Visto está disponível um teste rápido para você descobrir se tem direito à cidadania portuguesa.
Eles estão sendo uma “mão na roda” no meu processo, me ajudam com as documentações e sempre me esclarecem de toda nova legislação aprovada.
Sem mais delongas, bora conferir as vantagens:
As vantagens em ter uma Cidadania Europeia:
Evitar filas na imigração de aeroportos na Europa
É inegável que é bem chato chegar na imigração dos aeroportos e passar horas na fila, depois de uma longa viagem.
O motivo da demora está relacionado, na maioria das vezes, à fiscalização mais aprimorada dos estrangeiros que desembarcam de voos internacionais (em torno do propósito da viagem, quanto tempo ficarão no destino e várias outras perguntas) e ao processo de checagem de vistos e passaportes.
Para entrar na Europa como cidadão europeu, você não precisará passar pela lentidão da fila de imigração dos estrangeiros. Na maioria dos aeroportos, inclusive, o sistema de entrada no país é automatizado, e você nem passa próximo a um agente de imigração.
Morar em qualquer país da Europa
Morar fora do país de origem é um salto para fora da zona de conforto de muita gente. Apesar de algumas dificuldades, ainda assim é uma oportunidade de novas experiências e aprendizados.
Com o passaporte europeu, você poderá morar em qualquer país da União Europeia legalmente e sem prazo de permanência.
Não importa se sua cidadania é portuguesa, se quiser, também é possível morar na Itália ou Alemanha. Ou seja, a escolha de um país para morar independe de qual país da União Europeia é o seu passaporte.
Ademais, você não necessita de visto, poderá comprar ou alugar um imóvel com mais facilidade, terá acesso à saúde, ensino e muito mais.
Quer saber se você tem direito à cidadania portuguesa? Descubra quem pode se aplicar ao passaporte português aqui.
Direitos iguais a qualquer cidadão europeu
Com a dupla nacionalidade, você será reconhecido como um cidadão europeu, assim como os nascidos no continente.
Isso lhe permitirá o acesso à saúde, ao ensino público, auxílios e poderá, até mesmo, concorrer a cargos públicos. Também poderá votar e participar ativamente nas decisões políticas do país que você é cidadão.
Possibilidade de trabalhar na Europa
A dificuldade para conseguir um visto de trabalho fora do país é uma das coisas que mais desanima os brasileiros que querem migrar para a Europa.
Porém, ter um passaporte europeu te dá a vantagem de poder trabalhar nos países da Europa sem a necessidade do visto de trabalho. Além do visto ter data de validade, também é mais complicado encontrar uma empresa que esteja disposta a arcar e chancelar a contratação de um trabalhador estrangeiro.
Como você se torna um cidadão europeu como qualquer outro nascido por lá, as oportunidades de trabalho são ainda maiores (pela dupla cidadania), a burocracia ainda menor e, claro, a oportunidade de ganhar em uma moeda forte, como o Euro.
Sem contar que poderá se aposentar na Europa, com um potencial de lucro ao converter a moeda do país que estiver morando, para o real (caso queira voltar para o Brasil).
Possibilidade de estudar na Europa
Na Europa, o preço das mensalidades das instituições de ensino são muito diferentes entre alunos europeus e estrangeiros, que geralmente pagam um valor até 3 vezes maior para a sua formação.
Com isso, se tornar um cidadão europeu não só te possibilitará estudar nos países da União Europeia sem a necessidade de visto de estudante, como também te dará acesso à tais instituições por um custo bem mais baixo, muitas vezes até gratuito.
Além do mais, a qualidade do sistema educacional da Europa faz qualquer investimento valer a pena, principalmente nas renomadas universidades.
Por último, você fica isento da comprovação de renda necessária para fazer intercâmbio em alguns países. Ou seja, não precisará apresentar extratos bancários e poderá fazer um intercâmbio gastando bem menos.
Deixar a cidadania europeia de herança
Passar a nacionalidade europeia para filhos, netos e bisnetos é uma das principais vantagens de se tornar um cidadão europeu. Especialmente pela garantia de uma qualidade de vida melhor para tais gerações futuras.
No geral, cada cidadania vai ter um diferencial, como exemplo da portuguesa: caso seja neto de um cidadão português, você terá que esperar seu pai ou sua mãe adquirirem a nacionalidade primeiro. Assim por diante.
Como comentei anteriormente, a assessoria vai te ajudar com os detalhes para a atribuição. Para saber se você tem direito à cidadania portuguesa, é só clicar aqui.
Isenção de visto para países que têm acordos com a União Europeia
Só quem já teve que solicitar um visto de não imigrante para os Estados Unidos, por exemplo, sabe o quanto o processo é burocrático.
Os vistos são emitidos através da Embaixada em Brasília e dos Consulados em Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Ou seja, o processo é ainda mais trabalhoso para quem não mora nessas cidades.
É por essas e outras que se tornar um cidadão europeu é vantajoso, visto que quem tem o passaporte europeu não precisa requerer um visto para entrar nos países que fazem parte do “Programa de Isenção de Vistos”.
Assim, com o passaporte europeu, você poderá visitar com muito mais facilidade o Japão, os EUA, o Canadá, Austrália, Nova Zelândia e vários outros países. Sem necessidade de visto!
No entanto, é bom saber que a permanência permitida nesses países tem que ser igual ou inferior à 90 dias. Para uma viagem a negócios ou a turismo, por exemplo.
Período de permanência na Europa
Assim que se tornar um cidadão europeu, vários fatores burocráticos deixam de ser empregados a você. O período de permanência nos países da União Europeia é um deles.
Muitos países determinam, caso você não seja cidadão, um período máximo de dias que os turistas (90 dias), estudantes e trabalhadores podem ficar legalmente por lá.
Entretanto, quando se tem o passaporte europeu, os seus direitos se equiparam aos dos cidadãos já nascidos nos países da Europa. Por isso, esse tipo de prazo não se aplica quando você adquire a cidadania europeia.
Acesso ao crédito imobiliário e financiamentos
Os juros bancários na Europa costumam ser mais baixos que no Brasil e, dependendo das negociações, podem ser de menos de 1%.
Essa estabilidade econômica é ideal para quem deseja investir em um imóvel, financiar um carro ou, até mesmo, começar um empreendimento.
Poder viajar bastante e com mais facilidade
Imagina se tornar um cidadão europeu e poder viajar de forma fácil para diversos países? Não tem como negar que o coração até bate mais forte com essa possibilidade.
Morar em um país da Europa e poder conhecer outro, em qualquer final de semana, parece até um sonho.
Isso é possível graças ao bom estado das estradas e à ampla malha de trens e ônibus. Sem contar as diversas companhias aéreas de baixo custo da Europa ( Low Cost), que tornam possível viajar de um país para o outro com passagens muito baratas.
É bisneto de português? Saiba se tem direito à cidadania portuguesa aqui.
Pronto para se tornar um cidadão europeu?
Tornar-se um cidadão europeu, apesar de passar por processos demorados, acaba sendo um dos melhores investimentos para o seu futuro e sua carreira.
Não restam dúvidas que a qualidade de vida nos países da Europa é um dos principais motivos que levam os brasileiros a buscarem a dupla cidadania e migrar para o velho continente.
Essa procura por uma melhor qualidade de vida está interligada, como resultado, à vários outros fatores, como segurança, tratamento médico, oportunidades de trabalho e um bom ensino.
Aposto que te deu até uma vontade de investigar sua árvore genealógica e achar algum descendente europeu, né? haha
Falando nisso, quais desses benefícios te chamou mais atenção e qual você sente que valeria a pena entrar em um processo para tirar sua cidadania?
Sinta-se a vontade para me contar nos comentários!