Ljubljana, a pitoresca capital da Eslovênia, é uma cidade fantástica! O país, conhecido por sua beleza natural impactante, também tem uma “cidade grande” digna de enxer os nossos olhos e corações. Tanto pela sua cultura e arquitetura, como pelo seu astral super gostoso e descontraído.
Antes de mais nada, Ljubljana é conhecida como a cidade dos jovens. É para lá que diversos eslovenos e estrangeiros vão para buscar oportunidades de trabalho e, principalmete, de estudos. Uma consequência do sistema público de educação universitária gratuito e de boa qualidade da Eslovênia, inclusive para estudantes internacionais.
Uma outra particularidade de Ljubljana que me chamou a atenção, assim como o ar jovial da cidade, foi o alto uso da bicicleta por moradores e turistas. Por ser uma cidade muito plana e compacta, é muito propícia para o uso delas, e o trânsito das bikes pode ficar intenso. Comecei até a comparar Ljubljana com Amsterdã nesse ponto.
Agora vamos ver o que visitar nessa cidade e conhecer a história por trás de alguns dos seus famosos monumentos? Continue lendo que eu te conto ao longo do post!
Onde fica Ljubljana?
Ljubljana é a capital da Eslovênia e fica na região dos Bálcãs. Pode-se dizer que. pelas suas características, ela é uma mistura de Leste Europeu com Europa Central.
Se assemelha, em alguns aspectos, aos outros países da antiga Iuguslávia, mas com toques que nos fazem lembrar dos seus vizinhos germânicos, como a Áustria.
O que fazer em Ljubljana
Ljubljana é uma daquelas cidades que dá para conhecer quase toda a pé, visto que a maioria dos seus pontos mais turísticos estão perto um dos outros.
Separei 10 lugares imperdíveis para visitar lá em Ljubljana! Dá uma conferida:
- Praça Prešeren
- Ponte Tripla
- Igreja Franciscana da Anunciação
- Ponte do Açougueiro
- Ponte dos Dragões
- Metelkova
- Castelo de Ljubljana
- Catedral de Ljubljana
- Parque Tívoli
- Mercado Central
Deu vontade de deixar as minhas trouxinhas lá em Ljubljana mesmo, depois de ver o quanto a qualidade de vida é boa. Uma cidade muito arborizada, agradável e com muitas opções de rolês culturais para fazer.
PRAÇA PREŠEREN
A Praça Prešeren é um bom ponto de partida para começar a explorar Ljubljana. Fica sempre muito movimentada, não é atoa que é considerada o coração da cidade.
A praça herdou o nome do poeta mais famoso da Eslovênia, Prešeren, que tem até mesmo uma estátua em sua homenagem lá. Como escrevia sobre o amor, a sua estátua está à frente da de Julia, mulher pela qual era apaixonado, mas infelizmente nunca foi correspondido. Uma história eslovena digna de novela mexicana!
Além disso, a famosa ponte tripla também se emenda na praça, juntamente com a famosa igreja rosa de Ljubljana.
PONTE TRIPLA
Ljubljana é famosa por suas pontes, mas essa é a mais conhecida delas. Fica na Praça Prešeren, ponto central da cidade, ligando a parte mais moderna com a mais antiga.
Não entendia muito bem o motivo de ter três pontes que ligam e levam para os mesmos lugares, uma do lado da outra. Contudo, tudo isso tem uma explicação.
Dizem que o fluxo por ali antigamente era intenso, então se viram na necessidade de fazer duas pontes para pedestres, com a de veículos no meio, que hoje em dia são proibidos, deixando a área apenas para pedestres.
IGREJA FRANCISCANA DA ANUNCIAÇÃO
Antes de mais nada, olha que fofura essa Igreja! Além de chamar atenção por sua cor e sua arquitetura, também pode ser considerada principal fator de charme da Praça Prešeren, né?!
Construída em estilo barroco, entre os anos de 1646 e 1660, é a marca registrada e cartão postal de Ljubljana, vale a pena visitar e tirar uma fotinha na frente.
PONTE DO AÇOUGUEIRO
Inesperadamente, devido ao seu nome, a Ponte do Açougueiro é considerada a ponte do amor. Famosa em Ljubljana por ter cadeados pendurados por casais apaixonados, nos remete a Pont des Arts de Paris. Eu tenho uma opinião sobre cadeados e pontes, mas essa vou deixar passar hehe.
Ademais, esculturas super modernas também fazem parte da decoração da ponte, o que a faz ficar ainda mais diferentona e intrigante.
PONTE DO DRAGÃO
Um dos pontos turísticos que remetem ao símbolo da Eslovênia é a Ponte dos Dragão. Conhecidos por serem guardiões de Ljubljana, os dragões são encontrados em rótulos de produtos, artes pela cidade, souvernirs…
Lendas como as que contam que um dragão foi morto pelo fundador da cidade são parte da história e cultura em torno deles e da capital!
A ponte conta com 4 esculturas de dragões em suas extremidades, que, por sinal, são bem bonitas.
METELKOVA ART DISTRICT
É muito doido parar e pensar que um quarteirão super alternativo como Metelkova já foi um complexo militar iuguslavo.
Logo após a independência da Eslovênia, no início dos anos 90, artistas e ativistas tomaram o lugar e o transformaram em uma galeria de arte a céu aberto.
Cheio de grafites, galerias e esculturas espalhados, esse lugar dá toda uma personalidade para Ljubljana e atrai jovens para seus barzinhos e boates, o que faz a noite ser bem movimentada por lá.
CASTELO DE LJUBLJANA
O Castelo, outra marca registrada da cidade, pode ser visto de praticamente qualquer ponto da cidade, por estar localizado no topo de uma colina.
Caso suba até o Castelo – o que eu não deixaria de lado, se fosse você – , e vá até a torre mais alta para ter uma visão mega privilegiada de Ljubljana! É realmente muito lindo!
Juntamente com essa torre de observação, o Castelo ainda conta com museus, exposições e restaurantes. Ou seja, o que não faltam são coisas para se fazer por lá!
Como subir para o Castelo de Ljubljana?
Dos jeitos de ir até o castelo, os mais usados são: subir a pé e gastar canela ou ir de funicular. Existem 4 caminhos caso você escolha fazer o trajeto a pé, mas os principais são:
Študentovska Pot: Saindo do Mercado Central → Praça Vodnik → Študentovska → Castelo
Stolba: Saindo do Teatro de Marionetes → Antes do túnel suba as escadas até Stolba → Avenida do Castelo
Caso esteja saindo de outra parte da cidade, recomendo checar a rota no nosso amigo Google Maps. É possível ter internet no seu celular enquanto viaja, o que ajuda muito nesse momento de traçar rotas. É só adquirir um chip internacional, daqui mesmo do Brasil. Além de mais econômico, dá muito menos perrengue e você já desembarca no aeroporto com a sua internet ativa.
Subida de Funicular para o Castelo de Ljubljana
Outra meio, mais fácil e rápido, para ao Castelo de Ljubljana é pelo funicular. O seu ponto fica próximo ao Teatro de Marionetes, na Praça Krekov trg.
Se usar o funicular apenas para subir para o Castelo e for voltar a pé, o bilhete custa 2,20 euros. Para ida e volta fica em 4 euros.
CATEDRAL DE LJUBLJANA
Ao mesmo tempo que é conhecida por Catedral de Ljubljana, também é chamada de Igreja de São Nicolau. Antes de ser reformada e adotar o estilo barroco, já foi um dia de estilo gótico.
Além da Catedral ser bem linda, pela cúpula e pelas torres, outra coisa que chama a atenção é sua porta de bronze muito bem detalhada, representando cabeças de diversos papas.
PARQUE TIVOLI
Existente desde o século XIX, o Parque Tivoli tem um grande conjunto de bosques, de esculturas e de fontes espalhados por toda a sua extensão. É o maior e o principal parque de Ljubljana.
Por ser muito bem preservado e cuidado, nos faz ter até gosto de passar um tempinho caminhando por ele! Para alegrar ainda mais as tardes de sol, por que não comprar um sorvete enquanto caminha pelo parque?! O sorvete esloveno é bem parecido com o da Itália, então já imagina… Fica a dica!
Porém, fui um pouco mais experimental na minha ida à Ljubljana e, ao invés de um simples sorvetinho, quis me aventurar em uma lanchonete que tem por lá. Segue uma foto:
Hot’ Horse
O restaurante, chamado Hot’ Horse, tem no seu cardápio a carne de cavalo, muito famosa e muito típica na Eslovênia.
No final das contas, eu acabei não tendo coragem de comer o hambúrguer com essa carne, porém me contaram que é gostosa e com sabor um pouco mais forte, mas o hambúrguer não fica muito diferente do hambúrguer bovino que estamos acostumados a comer no Brasil.
Caso tenha vontade e coragem de experimentar o hambúrguer com essa carne diferentona, faça isso depois de caminhar pelo Parque Tivoli. O hamburguer é bem grande e pede um momento para a digestão hehe.
MERCADO CENTRAL DE LJUBLJANA
Desde o século XX que passear pelo mercado é uma das coisas mais típicas a se fazer ao visitar Ljubljana.
A variedade de produtos frescos, como frutas e legumes, de doces e até mesmo de barraquinhas de artesanato e roupas, encantam e fazem dar mais vontade de se perder pelo lugar, que fica entre a Ponte Tripla e a Ponte do Dragão.
Um outro diferencial do mercado central de Ljubljana são as máquinas de leite fresco que os fazendeiros colocam toda manhã. Se quiserem ver melhor como funciona essa máquina e outras partes de Ljubljana, segue o vídeo que gravei durante a minha visita à cidade.
Open Kitchen – Mercado
Se você der sorte de estar na cidade em alguma sexta feira com um tempo bom, vai conseguir conferir de perto o Open Kitchen, um festival que toma conta da Praça Pogačarjev, pertinho do Mercado Central, com muitas barraquinhas de restaurantes com todo o tipo de comida que imaginar. Desde pratos gourmet e internacionais, até culinária local.
Esse festival atrai muito público e nos faz sentir como locais. Acontece entre meados de março até o final de outubro.
Quando ir para Ljubljana
Ljubljana é uma cidade bem tranquila e, mesmo sendo capital, dá para fugir um pouco da massa de turistas comum em destinos mais famosos da Europa.
A época mais movimentada é de junho à agosto, devido as férias de verão na Europa. Nessa época, a temperatura sobe bastante. E pode ser um pouco incômodo, já que em Ljubljana a gente acaba andando muito a pé.
Fui na primavera, em maio, e é uma época que recomendo. Pois a temperatura é mais amena, o que faz os passeios mais agradáveis, e os preços e a disponibilidade de acomodações são mais atrativos, por não ser alta temporada.
Day Trips à partir de Ljubljana (bate e volta)
Como a Eslovênia é um país pequeno, é muito fácil planejar day trips para outras cidades à partir de Ljubljana. Além disso, o país faz fronteira com a Croácia, Itália, Áustria e Hungria. Ou seja, fica fácil encaixá-lo em diversos roteiros pela Europa. Dentre eles, o roteiro que fiz pelos Bálcãs, que você pode conferir por completo aqui no blog.
Como ir de Ljubljana à Trieste?
Localizada na Itália, quase fronteira com a Eslovênia, a cidade de Trieste é, muitas vezes, escolhida para day trips saindo de Ljubljana.
Para transitar de uma cidade à outra, é bem fácil, independente de qual opção de transporte você escolher. E, também, bem rápido. Visto que são menos de 100 km que separam as duas cidades.
De ônibus
Caso escolha ir de ônibus, eu super te encorajo! É o método que mais uso e mais indico para viajar pelas cidades da Europa. Afinal, tem um ótimo custo/benefício.
Nesse trajeto, escolhi viajar pela Flixbus. Com isso, se juntou o útil ao agradável, pois o bilhete foi super em conta e o caminho muito tranquilo.
De carro
Outra opção para transitar por ali, é alugar um carro. Além dos documentos gerais necessários para alugar o carro, é importante saber que para dirigir pelas rodovias da Eslovênia, é necessário o uso de um adesivo de pedágio fixado no veículo, chamado Vignette, que pode ser comprado em qualquer posto de combustível.
Ao passo que, após estar ciente de toda a burocracia em torno disso, é hora de pesquisar os carros. O site que uso, por ter uma ferramenta de busca comparativa de modelos e valores entre diversas locadoras de veículos, é o da RentCars. Acredite, os preços podem variar bastante de uma locadora para a outra.
Como ir de Ljubljana à Bled?
Bled, em quase todos os casos, é uma cidade escolhida pelos turistas apenas para uma day trip, principalmente por aqueles que estão em Ljubljana, já que as cidades são muito próximas.
O jeito mais fácil de passar uma tarde em Bled é pegar um ônibus que sai da rodoviária de Ljubljana, ele passa de 30 em 30 minutos durante o verão e de 1 em 1 hora durante outras estações.
Dependendo do tempo que você tem, eu diria que separar umas 5 horinhas para explorar Bled é suficiente para aproveitar as suas duas principais atrações: o lago e o castelo, que parecem cenário de conto de fadas. Não deixe de ir até lá, te garanto que vale a pena!
Como ir de Ljubljana à Zagreb?
Apesar de Zagreb, capital da Croácia, ficar um pouco mais distante (mais ou menos 2 horas e meia), ainda é muito comum ela ser incluída como day trip em roteiros de quem visita Ljubljana. Eu, particularmente, acho muito corrido. Penso em Zagreb mais como um outro destino, de saída ou entrada para a Eslovênia.
Diversas companhias de ônibus fazem esse trajeto, como a Eurolines (que também indico) e a Flixbus. Para comparar horários e valores de diversas empresas de ônibus na Europa, é só usar o site da Omio, que quebra o meu galho na hora de planejar meus roteiros.
Pronto para embarcar para Ljubljana?
Espero ter ajudado no seu planejamento e tomara que você se divirta e volte cheio de lembranças boas!