Você já ouviu falar do termo “Free Walking Tour”? Essa atividade, que está ficando cada vez mais famosa ao redor do mundo (especialmente por oferecer um turismo econômico e de qualidade), remete a um jeito autêntico de conhecer e explorar uma nova cidade.
Tudo que você precisa saber sobre Free Walking Tour:
Aposto que a primeira coisa que te chamou atenção foi a tradução: “Passeios Guiados Gratuitos”.
Por serem gratuitos, muitas pessoas acabam desacreditando na veracidade e seriedade do tour. Porém, ao longo desse post você verá que vale super a pena participar de um. Posso dizer, por experiência própria, que é um dos passeios que mais gosto de fazer quando viajo.
Ademais, nada melhor que conhecer o destino a pé e com um guia local. O guia te deixará por dentro de todos os detalhes históricos da cidade e ainda insere um toque pessoal na narrativa.
Se ficou curioso, neste post eu conto tudo que você precisa saber sobre o Free Walking Tour! Bora?
O que é um Free Walking Tour
Antes de mais nada, é importante saber o conceito de Free Walking Tour. Como sua própria tradução do inglês e o título do post já dizem, é um passeio gratuito a pé.
Os mais usuais são os tours que percorrem os principais pontos turísticos das cidades, mas também é possível encontrar, em alguns destinos, outros tipos de tours. Tais como tours alternativos, tours noturnos ou temáticos. Por exemplo esse Free Tour das lendas e mitos populares em Veneza, na Itália.
Além de dar o contexto histórico, o guia ainda te dá preciosas dicas de onde comer e de quais lugares fora da rota você pode considerar visitar.
É por essas e outras que é bom considerar fazer um Free Walking Tour já no seu primeiro dia no destino.
Assim você fica sabendo curiosidades interessantes da cidade e já adquire um conhecimento a mais sobre os pontos turísticos, para uma melhor experiência nos próximos dias no local.
Como encontrar Free Walking Tours
O Free Walking Tour está sendo uma atividade cada vez mais praticada nos destinos (na Europa, é quase unânime). Portanto, fica fácil encontrar opções quando fizer sua viagem.
Dito isso, há diversos jeitos de encontrar tais passeios.
De início, a minha prioridade é sempre verificar se existe um Free Tour no buscador da Civitatis. O site é famoso por ter opções de excursões e visitas guiadas no mundo inteiro, e é extremamente confiável.
Na Civitatis, você poderá reservar o seu Free Walking Tour, o que sem dúvidas irá te dar uma segurança a mais. Essa oportunidade de agendamento (sem cobrança de nenhuma taxa) te garante um lugar no grupo de pessoas do tour e te livra de preocupações, como a disponibilidade do guia.
Em segundo lugar, caso a Civitatis não tenha um tour do seu destino, você pode buscar no Google o “nome da cidade + Free Walking Tour”.
É bom saber que nem sempre você terá seu lugar garantido caso escolha fazer um passeio dessa forma. Muitas vezes só há informações sobre o ponto de encontro do tour e como você pode participar (ordem de chegada, por exemplo).
Já aconteceu comigo de encontrar um Free Walking Tour no Google, chegar no ponto de encontro no horário marcado, e não encontrar nenhum guia. Mas, na maioria das vezes, dá certo!
Por último mas não menos importante, já estando na cidade e sem ter achado nada na internet, basta você seguir para o Centro de Informações Turísticas e verificar se oferecem algum Free Walking Tour. Foi dessa forma que encontrei esse tour, em Sarajevo.
Quanto pagar de gorjeta em um Free Walking Tour
Embora o Free Walking Tour seja gratuito, é de bom tom pagar uma quantia ao guia de acordo com o seu grau de satisfação, no final do passeio.
A remuneração que o guia recebe por ter feio o tour, nesse caso, é baseada nas gorjetas que recebe das pessoas do grupo.
Com isso, raras são as vezes que ninguém contribui, ainda mais pelo fato de que o guia só receberá se a pessoa tiver tido uma experiência positiva com o conhecimento que recebeu dele ao longo do tour.
É por isso que os guias são muito empenhados e dedicados a dar até os mínimos detalhes dos pontos turísticos e do lugar em geral.
Consequentemente, acaba não tendo como sugerir um preço fixo de gorjeta para você dar ao guia, porque vai depender da sua decisão pessoal em relação a sua experiência e, também, do custo de vida da cidade que você está visitando.
Por exemplo, 5 Euros em Paris não vale o mesmo que 5 Euros em Zagreb.
O que ficar atento ao marcar um Free Walking Tour
Uma das primeiras coisas que você tem que prestar atenção antes de reservar um Free Walking Tour é o idioma que o guia fala. As línguas predominantes em tours na Europa são o inglês e o espanhol. Mas, em alguns lugares, é possível encontrar tours em português.
Além disso, também existem os tours temáticos, os quais já comentei anteriormente. Com isso, leia o itinerário com atenção e o quanto antes para saber como o passeio será realizado.
O ponto de encontro, o horário e a identificação do Free Walking Tour já estarão combinados assim que fizer a reserva.
No site da Civitatis, por exemplo, você também pode cancelar o tour gratuitamente, outro dos diversos pontos positivos de agendar seu tour por lá.
Ponto de encontro
O ponto de encontro do Free Walking Tour, na maioria das vezes, é em um lugar mais turístico e de fácil acesso na cidade, como exemplo em uma praça central.
Horário
Assim que encontrar o tour, verifique a informação do horário de saída do grupo. Aconselho que se programe para chegar pelo menos 10 minutos antes no local de encontro.
Ser pontual é a melhor maneira de evitar que o grupo do tour saia sem você, já que não costumam esperar por muito tempo quem não aparece na hora combinada.
Identificando o Tour correto
Os guias do tours quase sempre têm alguma coisa consigo para diferenciar seu grupo dos outros, especialmente se for um passeio feito em uma cidade grande e bem turística.
Desse modo, na hora de fazer sua reserva, o item que facilitará a identificação do tour (pode ser, por exemplo, a roupa do guia ou uma bandeirinha) estará em destaque na descrição, para que não haja dúvidas ao localizar seu grupo.
Partiu economizar e aproveitar as viagens com os Tours Gratuitos?
Espero que este artigo tenha te ajudado da melhor forma, para que possa conhecer e aprender a história das melhores atrações do seu destino, sem deixar de economizar!
Sinta-se à vontade para me contar nos comentários a sua experiência quando fizer o Free Walking Tour.