Cidades Medievais são destinos ideais para se sentir dentro de sonhos épicos. Entrar em um mundo de fantasia e imaginar cavaleiros, camponeses, fortificações e um mundo todo que acontecia ali dentro.
A Europa está recheada de cidades medievais, com uma rica herança histórica, que fazem a gente se apaixonar a cada nova ruela descoberta.
Quem não gostaria de visitar um ponto que remete a vida na época da Idade Média, e automaticamente viajar no tempo e se sentir em um filme medieval, não é mesmo?
Dito isso, separei neste post 8 cidades medievais da Europa que achei as mais charmosas, dentre as que visitei. Confira o que você pode visitar em cada uma delas: incríveis muralhas, igrejas, casinhas de enxaimel, castelos e muito mais!
Constance – Alemanha
Constance é uma cidade alemã, que fica na fronteira entre a Alemanha e a Suíça. É uma das muitas cidades medievais do país, mas que se destaca por ser a única cidade alemã que é praticamente toda original, desde a Idade Média.
A cidade de Konstanz (ou Constance) não sofreu bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, pois os aviões acharam que as luzes acesas da cidade vinham da Suíça.
O destaque é o seu centro e a cidade antiga, onde você encontrará mosteiros, museus, catedrais e muitas tavernas em estilo medieval.
Um outro grande diferencial da cidade é ela estar às margens do Lago de Constance, o maior lago da Alemanha. Assistir o fim de tarde do lago, com as construções históricas ao fundo, é imperdível.
Além disso, pela proximidade com a fronteira da Suíça, muitos escolhem conhecer Constance em um bate e volta saindo de Zurique, uma viagem de menos de uma hora que pode ser feita de ônibus. Encontrei a minha passagem no site da Omio e custou menos de 10 Euros.
Riga – Letônia
Riga é a capital da Letônia e a maior cidade dos bálticos. Desde os tempos medievais, é um importante centro comercial e industrial da região. A cidade está na costa do Mar Báltico, o que facilita muitas rotas marítimas.
Atualmente, o seu centro antigo é a maior atração da cidade, e é tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Por lá você poderá conferir diversas construções em estilos gótico, neoclássico e muita art nouveau.
Para andar pelas ruas e se conectar com a cultura da cidade, indico fazer um Free Walking Tour por Riga. Nesse tour, o guia vai te levar para conhecer todos os segredos das ruelas medievais.
Com destaque para a Casa dos Cabeças Negras, um edifício medieval super único da Vecrīga. Também confira a muralha, a Catedral de Riga (a maior catedral medieval dos bálticos) e o Castelo de Riga.
Gdansk – Polônia
Gdansk é a maior cidade portuária da Polônia. Apesar de ter uma importância histórica muito grande (foi onde aconteceu o primeiro conflito da Segunda Guerra Mundial), ainda é um destino fora do radar de turismo.
Na Idade Média a cidade se destacou por sua construção naval, sendo a dona do maior guindaste medieval do mundo! Ele fica às margens do Rio Motlawa.
O Guindaste é, inclusive, o principal cartão postal de Gdansk.
Além disso, Gdansk recebeu influências ao longo dos séculos que a transformaram em uma cidade polonesa diferente de qualquer outra do país, como quando fez parte da Liga Hanseática e esteve sob domínio de outros países.
Ao andar pelas diversas ruelas do centro medieval de Gdansk você verá exemplos da arquitetura gótica de tijolos, influência Hanseática, e poderá percorrer o Caminho Real, feito pelos reis da Polônia.
Essa era a região onde as pessoas mais ricas da Idade Média viviam e atualmente é a materialização do que imaginamos de uma vila medieval.
O Centro Antigo é onde está localizada a Prefeitura, a Fonte de Netuno e diversas casas com fachadas coloridas e ornadas. Indico que faça um Free Tour por lá, para que conheça a história desses lugares tão emblemáticos mais a fundo!
Lucerna – Suíça
Conhecida por ser a cidade mais medieval da Suíça, Lucerna encanta os turistas com as incríveis e preservadas atrações da época. Além disso, os Alpes Suíços de plano de fundo deixam o cenário ainda mais mágico.
O centro antigo é quase todo contornado pela muralha medieval de Lucerna e suas 9 torres, fortificações que foram construídas com o intuito de proteger a cidade durante a Idade Média.
Dessas torres, apenas 4 estão abertas para visitação.
Para te fazer viajar ainda mais no tempo, indico fazer este Free Tour por Lucerna. Nele, você vai passar por diversos pontos escondidinhos da cidade: pontes, igrejas e casas com pinturas antiquíssimas, por suas ruelas medievais.
No tour você também conhecerá a Ponte da Capela, chamada de Kapellbrücke. Ela foi construída no século XIV e é bem famosa por ser a ponte de madeira coberta mais antiga da Europa.
Chegou a ser porta de entrada para a cidade no período medieval juntamente com a Torre de Água, dois pontos turísticos super famosos em Lucerna.
Óbidos – Portugal
Óbidos é uma pequena cidade de Portugal, conhecida por ser cercada por uma grande muralha do século XIV.
É possível, inclusive, caminhar sobre essa muralha, que garante vistas maravilhosas da cidade e, além disso, é gratuito fazer isso!
Dentro da cidade fortificada, o Castelo de Óbidos (que foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal e hoje abriga um hotel) é outro fator que ajuda a incrementar o ar de vila medieval.
Ao andar pelas suas ruelas de pedra, você encontrará lojas, Igrejas e muitas casas típicas portuguesas, tudo super preservado.
A minha dica é chegar na cidade antes das 10h e pegar ela completamente vazia. O silêncio e tranquilidade vão te ajudar a imergir ainda mais em um sonho medieval.
Por fim, é bom saber que no verão, Óbidos sedia uma Feira Medieval, famosa pelos desfiles e comidas típicas. Crianças com fantasias e vestimentas medievais se divertem e uma moeda específica da época circula ao longo das horas de Feira.
Dubrovnik – Croácia
Dubrovnik é o maior exemplo de cidade medieval da Croácia. Naquela época, a cidade foi um importante porto e centro de comércio dos Bálcãs. Atualmente, é o principal destino turístico da região.
Conhecida como a “Pérola do Adriático”, Dubrovnik tem um lindo centro antigo fortificado. Centro esse que, inclusive, foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO no final dos anos 70.
O centro antigo de Dubrovnik é grande e tem muitas coisas para conferir. Para percorrer melhor as ruelas e não deixar passar nada, vale a pena fazer uma excursão guiada.
Na cidade amuralhada você encontrará muitas coisas: museus, igrejas, restaurantes, lojas, escadarias. E tudo, claro, com aquele toque de Game of Thrones, a famosa série em que a cidade foi cenário.
Além disso, construídas no início do século XIII para proteger a cidade velha de possíveis ataques, as Muralhas de Dubrovnik se tornaram o principal ponto turístico por lá nos dias de hoje.
Como contornam todo o centrinho, as Muralhas medievais garantem vistas espetaculares do mar Adriático e dos telhados laranjas de cima dos muros, já que é possível fazer um passeio por toda essa extensão.
Sem contar os portões, bastiões e fortes, que sem dúvidas nos fazem viajar no tempo.
Praga – República Tcheca
A herança cultural e histórica de Praga, capital da República Tcheca, é um dos principais fatores que fazem esse destino do Leste Europeu atrair tantos turistas.
Na Idade Média, Praga era uma das mais importantes cidades medievais da Europa.
Isso reflete até os dias atuais em virtude da rica e conservada arquitetura dos edifícios da parte antiga da capital, que confirmam que ela era muito mais que uma vila nesse período.
Considere se perder pelas inúmeras ruelas dessa região de Praga. Visite as suas várias pontes (como a Ponte Carlos), a famosa Torre com o Relógio Astronômico medieval, edifícios e igrejas em estilo gótico e barroco, casas de enxaimel e muito mais!
É por essas e outras que eu indico um Free Tour por Praga, para que confira tais pontos e ainda aprenda mais a fundo a história da capital com um guia local.
Outra atração imperdível é o Castelo de Praga , o maior do mundo e cartão postal da capital desde sua fundação, no século IX. E o melhor, também tem um Tour Gratuito por lá, é só reservar com antecedência.
Tem um tempinho a mais em Praga e quer desbravar mais uma cidade medieval por perto? Conheça Český Krumlov, uma vila medieval que é totalmente preservada até os dias de hoje.
Tallinn – Estônia
A cidade dessa lista que melhor representa o período medieval é, sem dúvidas, Tallinn. A capital da Estônia tinha que estar no meu número um!
O seu centro histórico é um dos mais bem preservados da Europa. Por esse motivo, é tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A capital é um combo da temática medieval que não decepciona o viajante em busca de uma experiência do tipo. São diversos restaurantes à luz de velas (com cardápios de comida medieval), lojas de produtos artesanais que são feitos desde tempos medievais, vendedores vestidos à caráter e tudo o que você pode imaginar que contribui para uma imersão.
Além disso, a cidade tem uma muralha que divide a cidade baixa, da cidade alta. Diversas torres e bastiões, muitos deles transformados em museus. Catedrais e o Castelo de Toompea.
É por isso que fazer um Free Tour por Tallinn é uma das melhores opções, visto que você conhecerá a história por trás das atrações com um guia especializado no assunto. É bom saber que os free tours não possuem um preço fixo, ou seja, no final você pagará o guia de acordo com seu grau de satisfação.
Por último mas não menos importante, caso visite Tallinn no final do ano, considere passar no Mercado de Natal de lá, que ganhou o prêmio de Melhor Mercado de Natal da Europa em 2019.
Confira o vídeo da minha viagem à Tallinn:
Pronto para conhecer esse lado medieval da Europa?
Espero ter ajudado na sua procura por alguma das incríveis cidades medievais para visitar no continente europeu.
Me conta aqui qual desses destinos você tem mais vontade de conhecer e se já visitou algum.
Programe a sua viagem sozinho por aqui:
- Chip de viagem, o melhor para usar na Europa. Funciona em todos os países.
- Seguro de viagem, compare os melhores preços e planos do seguro obrigatório da Europa.
- Aluguel de carros, busque pelo melhor custo benefício na hora de alugar um carro.
2 comentários
Olá Marjorie!
Das oito cidades só me faltam visitar cinco rsrsrsr…
Foi delicioso revisitar aqui as três e amei cada foto postada… Maravilhosos clics!!!
Olha só!! Percentual medieval tá excelente aí, hein!
Quem sabe no próximo ano o destino vai ser uma dessas cinco 🙂
abraços