Assistir ao momento exato do dia em que o sol desaparece no horizonte já é um programa incrível por si só, mas quando a gente acha que não tem como melhorar, a Paraíba nos surpreende com o pôr do sol na Praia do Jacaré!
Em Cabedelo, cidade colada em João Pessoa, mais precisamente na Praia do Jacaré, você pode conferir o sol se pondo ao som de um Bolero de Ravel, performado pelo Jurandy do Sax, que deixa tudo ainda mais mágico e especial.
Essa praia (de água doce) é uma das mais famosas da Paraíba justamente por esse conjunto de espetáculo natural e musical.
Ouvir a trilha sonora produzida por Jurandy é uma das programações mais típicas e tradicionais para adicionar em um roteiro pela capital paraibana ou para encerrar um dia de passeio pelas outras praias de Cabedelo (Praia de Camboinha, de Intermares e Ponta de Campina).
Dito isso, confira ao longo deste post um pouco mais sobre a Praia do Jacaré, assim como onde comer, como chegar até lá e outras dicas de passeio para aproveitar ao máximo esse ponto turístico.
O que é a Praia do Jacaré
Primeiramente, a Praia do Jacaré não só garante um lindo cenário, como também uma localização curiosa, visto que é uma praia de água doce, resultado do encontro do Oceano Atlântico e do Rio Paraíba.
Já o seu nome vem do movimento que os hidroaviões dos correios faziam ao pousar na superfície das águas de lá na década de 60. Esse movimento era muito semelhante ao que um jacaré faz ao nadar. Devido a essa semelhança, os moradores começaram a se referir à praia como Praia do Jacaré.
Além disso, a história também data que haviam muitos jacarés próximos à foz do Rio Paraíba.
No final da tarde é quando a mágica acontece: tanto locais quanto turistas se juntam para assistir ao pôr do sol com uma trilha sonora única em um clima super gostoso. Jurandy faz, sem dúvidas, a experiência ser ainda mais imperdível com essa apresentação a céu aberto.
Para garantir a melhor vista do entardecer e da apresentação, é importante, acima de tudo, chegar mais cedo na Praia do Jacaré. Você pode escolher entre ver o pôr do sol da mureta no calçadão (geralmente fica mais cheio) ou em um passeio de catamarã.
Quem opta em ver o espetáculo do calçadão não perde o Bolero de Ravel, visto que foram instaladas caixas de som ao longo da orla, transmitindo o show do Jurandy.
Apesar da principal atração da Praia do Jacaré ser o pôr do sol ao som do Bolero de Ravel, nos arredores também há uma feirinha de artesanato ideal para comprar lembrancinhas regionais. Ademais, a orla também é repleta de barzinhos e rolam shows de outros artistas locais ao longo da noite. É uma ótima opção de passeio, fica a dica.
Como chegar na Praia do Jacaré
De carro alugado, saindo de João Pessoa
Por estar localizada tão perto da capital paraibana, a mais ou menos 15km de distância (que dá menos de 30 minutos de viagem, a depender do trânsito) pela via BR 230, Cabedelo é um destino geralmente escolhido para bate e voltas.
Apesar do destaque ser a Praia do Jacaré, a pequena cidade ainda conta com outras praias e atrações, como a feirinha de artesanato e restaurantes de comidas típicas.
É por essas e outras que alugar um carro para fazer o percurso entre essas cidades é uma ótima ideia, já que te garante comodidade e liberdade para montar seu próprio roteiro e escolher os melhores horários para ir e voltar.
Indico fazer as pesquisas de orçamento entre locadoras no site da RentCars, que vai te mostrar o melhor custo benefício de locação na região. Garantindo sua reserva com antecedência, dá para aproveitar sempre as melhores ofertas.
Além disso, é bom saber que você também pode optar por pedir um Uber. Mas, dependendo do horário que decidir voltar, pode ser difícil encontrar um carro nas proximidades.
Excursão para Praia do Jacaré, saindo de João Pessoa
Fazer uma excursão para a Praia do Jacaré com a Luck Receptivo é outra opção para quem procura praticidade, especialmente se estiver viajando sozinho ou não quiser dirigir.
Com eles você vai não só ver o entardecer, como também visitar a feirinha de artesanato, caminhar pelo calçadão e fazer um passeio de catamarã (que é opcional) com um guia especializado.
Também vale mencionar que o pessoal da Luck Receptivo te busca no hotel que estiver hospedado em João Pessoa e te deixa na porta quando voltarem à capital às 18h, após ouvir a Ave Maria tocada ao vivo.
Transfer de ida e volta do seu hotel
Com um serviço de transfer que te busca às 14h do seu hotel, essa excursão até a Praia do Jacaré garante um tour pela região com um guia especializado.
Eles também te levam de volta ao hotel após uma tarde de música e belezas naturais.
Como é o passeio de catamarã
Além de poder ver o pôr do sol e o Jurandy no barquinho em que ele toca seu saxofone da mureta (que fica no calçadão), você também pode optar por assistir à apresentação no catamarã.
Muitos turistas até optam fazer esse passeio de catamarã, por conseguir ter uma vista privilegiada do rio. Além disso, algumas outras atrações à bordo são bem interessantes, como danças de forró, e até do próprio Jurandy (que sobe em algumas embarcações).
Para fazer o passeio é necessário comprar o ingresso, que custa R$50,00. Ele é vendido nas lojinhas que ficam próximas ao píer do catamarã. O embarque geralmente começa às 16h, então é bom chegar um pouco antes.
É importante lembrar que, por ser um dos locais mais orientais do Brasil, o pôr do sol na Paraíba acontece mais cedo do que no restante do país.
Onde comer na Praia do Jacaré
Para opções mais em conta, há os quiosques, barraquinhas e lanchonetes que costumam estar localizados nos calçadões.
Além dessas alternativas, separei uma lista de alguns outros restaurantes bem recomendados nas proximidades da Praia do Jacaré:
Recanto do Picuí
O restaurante Recanto do Picuí fica em Intermares, na rua Golfo Sidra, e é muito conhecido na região. Não é atoa que é super movimentado pelos turistas que visitam Cabedelo.
A especialidade do local é o churrasco, oferecido a um preço justo e com um bom atendimento. A comida regional servida no Recando do Picuí também é muito apreciada.
Costuma ter música ao vivo aos finais de semana.
Sax Café
O Sax Café é uma parada típica de quem visita a Praia do Jacaré. Ele fica na orla do Rio Paraíba e tem uma vista para o famoso pôr do sol.
Ademais, tem ótimas opções no cardápio para quem procura um lanche mais leve. Não deixe de experimentar as variedades de tapiocas, muito elogiadas pelos clientes.
Lovina Tropical Bar & Restaurante
O Lovina Tropical Bar fica um pouco mais distante da Praia do Jacaré, mas mais próximo do que do centro de João Pessoa.
Está localizado na Ponte de Campina, e tem uma estrutura muito boa. Oferece uma vista privilegiada do mar (especialmente visto das mesas ao ar livre) e acesso à praia.
O restaurante tem como especialidade os frutos do mar e geralmente também tem música ao vivo.
Outras atrações para visitar em João Pessoa e Paraíba
Assistir ao sol se pondo atrás do Rio Paraíba é uma programação simples mas que ao mesmo tempo surpreende (de uma maneira super positiva)!
Assim como a Praia do Jacaré, a Paraíba guarda muitas outras belezas naturais. Se você vai à Paraíba, não deixe de conferir esses outros posts do blog também:
Litoral Norte de João Pessoa: Cabedelo e Lucena
Outros destinos de praia
Adora curtir uma praia? Confira as indicações de praias pelo Brasil e Mundo de outros blogs parceiros:
- Viajando com Moisés – Melhores praias do nordeste
- Vamos viajar pra onde agora – Melhores praias de Alagoas
- De Lugar Nenhum – As praias mais bonitas da Espanha
- Viagem e Cura – Praias tranquilas no carnaval: Confira os melhores destinos de praia
- Destinos Por Onde Andei… – Praias no Brasil que você precisa conhecer!
- Vamos Por Aí – Melhores Praias do Ceará
- Mulher Casada Viaja – O que fazer em Balneário de Camburiú em dois dias
- Viajante Colorido – Praias de Barcelona
- Blog Elizabeth Werneck – Onde ficar em Ubatuba, o que fazer e as melhores praias
- Viajante Comum – 5 Praias de Porto de Galinhas que não dá para Perder
- Recordações de Viagens – Litoral Sul da Paraíba: praias para conhecer e outras informações
9 comentários
Vivi a experiência de assistir ao pôr do sol na praia do Jacaré uma vez, mas já faz tempo… Seu post me deixou morrendo de vontades de reviver esse momento, pois é perfeito!
Que delicia conhecer a praia do Jacaré e o por do sol mais famoso de João Pessoa, confesso que sou doido pra visitar, mas ainda não tive oportunidade.
Que lindo deve ser o por do sol na Praia do Jacaré! Eu ia visitar João Pessoa na última vez que fui ao Brasil mas meu voo foi cancelado. Quero conseguir da próxima
Um espetáculo da natureza,amei cada segundo que vivi nesse lugar mágico!!🥰
Já tive a felicidade de assistir duas vezes (com quinze anos de intervalo entre elas) a este espetáculo que é o pôr do sol na Praia do Jacaré… é uma experiência ímpar mesmo!
Ah, adorei saber a origem do nome da praia, que curioso!
Eu tive o prazer de ver esse momento do por do sol na Praia do Jacaré, e realmente é lindo demais! Vale muito a pena
Eu tinha lido sobre o Bolero de Ravel antes, mas não me lembrava que era na Praia do Jacaré! Agora favoritei o post pra pegar as dicas para quando eu for a João Pessoa, obrigada!
Uau! O por do sol na Praia do Jacaré é bem famoso, hein! Amei as fotos! São lindas! Já quero ter essa experiência. Obrigada por compartilhar
Sou louca para visitar a PRAIA DO JACARÉ, já tinha ouvido falar e visto fotos, e é um lugar que me atrai muito, princípalmente pelo espetáculo do Bolero de Ravel tocado ao por do sol. Uma oportunidade única de usufruir de um destino tão pitoresco, não é?