Você sabia que é possível visitar o ponto que marca o extremo oriente das Américas em João Pessoa, na Paraíba? A Ponta do Seixas atrai muitos turistas por suas belezas naturais e por essa curiosidade geográfica. Já que, de todo o continente, é por lá que o sol nasce primeiro e se põe primeiro também.
Na região da Ponta do Seixas você encontra uma das mais lindas praias do litoral brasileiro, a Praia do Seixas, de onde é possível fazer passeios para as famosas piscinas naturais do Seixas.
Além disso, também nas proximidades, há o tranquilo Bairro do Cabo Branco, o Farol de Cabo Branco e a Estação Cabo Branco.
A Ponta do Seixas é uma daquelas atrações que nos fazem até mesmo esquecer que estamos em uma cidade grande. Dito isso, neste post você encontra todas as dicas necessárias para aproveitar ao máximo Ponta do Seixas.
Ponta do Seixas e seu entorno
O conjunto de atrações a seguir ficam todas nas proximidades da Ponta do Seixas. Esses pontos podem ser visitados em um mesmo dia de programação.
Com algumas poucas horas na capital paraibana é possível percorrer a Praia do Seixas, a Ponta do Seixas e o marco do ponto mais oriental do continente, o Farol do Cabo Branco, a Estação Cabo Branco e o Bosque dos Sonhos.
Praia do Seixas
A Praia do Seixas fica em uma pequena enseada rodeada por falésias e tem um mar geralmente tranquilo. A praia é melhor aproveitada quando a maré está baixa, pois a faixa de areia fica mais extensa.
Passeio nas Piscinas naturais do Seixas
As piscinas naturais do Seixas estão entre as mais bonitas de João Pessoa, ou seja, são um ponto imperdível para visitar na capital.
Elas ficam a poucos quilômetros da orla da Praia do Seixas e você se surpreende com suas águas cristalinas, repletas de biodiversidade marinha. Como comentei anteriormente, é, sem dúvidas, um cenário paradisíaco nordestino.
Para ir até às Piscinas naturais do Seixas, indico fazer o passeio com a Luck Receptivo.
Nesse passeio você embarca em um catamarã em direção às piscinas com um guia especializado. Ao chegar, você poderá fazer um mergulho de snorkel para ver os peixinhos, admirar os arrecifes de corais que formam o lugar e ter uma vista diferenciada de João Pessoa.
Entretanto, é bom saber de antemão que o passeio só acontece quando a maré estiver baixa. O horário da maré baixa também influencia no horário em que saem os passeios, visto que ele só é realizado quando o coeficiente da maré está abaixo de 0,5m. Você pode conferir a tábua de marés no período da sua viagem à João Pessoa nesse site.
Caso você não esteja de carro na cidade, também pode optar por fazer esse outro passeio da Luck Receptivo, que já inclui o transfer de ida e volta até o seu hotel.
Por último, depois de voltar de lá e relaxar um pouco na orla da Praia do Seixas, é hora de visitar o Santuário de Nossa Senhora da Penha e a feirinha de artesanato da Sereia da Penha.
Parque Ecológico Bosque dos Sonhos
O Parque Ecológico Bosque dos Sonhos é um bom ponto de partida para visitar as outras atrações da Ponta do Seixas. Principalmente por contar com uma área de estacionamento (pago), sob a sombra de suas árvores.
O espaço é uma área verde bem agradável e que tem estrutura de banheiro (também pago), lanchonete e uma feirinha bem simpática. Gosto sempre de parar no Bosque dos Sonhos assim que chego em João Pessoa, já para ter a vista do belíssimo litoral paraibano de um dos seus mirantes.
O parque fica em uma localização estratégica para visitar o Farol do Cabo Branco e a estação do Cabo Branco. Além disso, na saída do parque você consegue ter uma vista bem legal das piscinas naturais do Seixas.
Farol do Cabo Branco
No topo de uma falésia, no fim da avenida de Cabo Branco, localiza-se o Farol do Cabo Branco, cartão postal de João Pessoa e símbolo do ponto mais oriental do continente americano. Apesar de ser o símbolo, o Farol não é realmente o ponto exato do extremo leste, que seria na Praia do Seixas.
Foi construído em 1972 a uns metros de distância dessa praia. Ademais, chama atenção pelo seu formato triangular (único nesse formato no Brasil), porque diferentemente dos outros faróis, esse não tem propósitos náuticos.
Não só sua arquitetura compensa a visita, mas também a vista do mirante, que garante uma visão panorâmica do mar e da orla da praia.
Também é bom saber que a área externa do Farol do Cabo Branco fica aberta para visitação durante 24 horas, com entrada franca. Não é um lugar que costuma ficar super movimentado de turistas, então é tranquilo conseguir garantir uma foto em um ambiente vazio.
Estação do Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Projetada pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, a Estação do Cabo Branco é referência em apresentações culturais desde 2008, ano em que foi inaugurada.
Seu complexo (conhecido pelos prédios super modernos, de estrutura inclusiva) guarda muitas exposições voltadas para ciência, cultura, tecnologia e artes, que geralmente agrada um público de todas as faixas etárias. Sem contar em oficinas e atividades gratuitas promovidas de tempos em tempos.
Como se não bastasse tais exposições, ainda conta com um anfiteatro, auditório, lanchonete, lojinhas e uma torre (que também serve de mirante para as paisagens de Cabo Branco e para o litoral de João Pessoa).
É um passeio cultural ideal para encaixar no seu roteiro, e o melhor de tudo é que a Estação fica aberta de terça à domingo e tem entrada franca. Para consultar a programação é só acessar o site oficial.
Praia do Cabo Branco
Saindo da região da Ponta do Seixas, mas ainda nos seus arredores, você poderá ter acesso à Praia do Cabo Branco, no bairro de mesmo nome.
Nesse bairro é onde você encontrará uma oferta maior de restaurantes e hotéis, que sejam mais próximos à Ponta do Seixas.
A Praia de Cabo Branco é uma extensão da de Tambaú e, apesar de ser uma praia urbana e uma das mais visitadas da capital (especialmente à noite, quando os turistas enchem os restaurantes e barzinhos da orla), ela não perde seu charme e nem sua tranquilidade.
Ela é super agradável para fazer uma caminhada pela orla, apreciando o mar calmo, relaxar nos quiosques, andar de bicicleta pelo calçadão movimentado ou até mesmo fazer um esporte de areia.
Devido à sua proximidade com Ponta do Seixas, é bom aproveitar a oportunidade e conhecer os dois locais no mesmo dia.
Onde comer próximo à Ponta dos Seixas
Bar do Cuscuz
O Bar do Cuscuz, como o próprio nome já diz, é especializado em cuscuz (além de servir muitas outras delícias).
Ele fica na orla da Praia de Cabo Branco e tem um ambiente super agradável, com destaque para sua vista para o mar e áreas abertas.
Endereço do Bar do Cuscuz: Av. Cabo Branco, 3056 – Cabo Branco, João Pessoa
Restaurante Peixada do Amor
O Restaurante Peixada do Amor fica pertinho da Praia do Seixas e tem um cardápio extenso com pratos servido em boas porções. O prato destaque é o peixe frito ao molho.
Uma observação importante é que na hora de pagar, eles só aceitam dinheiro.
Endereço do Restaurante Peixada do Amor: R. do Maceió, 180 – Ponta do Seixas, João Pessoa
Boteco da Villa
Perto do Farol do Cabo Branco está localizado o Restaurante Boteco da Villa, que é muito bem avaliado e visitado.
Vale a pena experimentar os pratos típicos do Nordeste, como a carne de sol com macaxeira.
Tem uma estrutura com espaço aberto arborizado e é ideal para famílias, especialmente as com crianças, pois tem um espaço para elas brincarem.
Endereço do Boteco da Villa: R. Rodrigo Medeiros Neto, 300 – Portal do Sol
Gulliver Mar Restaurante
O Gulliver Mar Restaurante é uma opção mais sofisticada para quem procura uma culinária regional especializada em pescados e frutos do mar e um ambiente mais refinado.
O mais legal do Gulliver Mar é poder se sentar em sua varanda envidraçada e ter a vista da Praia de Cabo Branco à sua frente.
Endereço do Gulliver Mar: Av. Cabo Branco, 5160 – Cabo Branco
Restaurante Estaleiro
O Estaleiro é uma ótima opção de restaurante para almoçar depois de curtir uma manhã na Praia do Seixas.
Você consegue aproveitar muito da comida regional com os preços mais em conta de lá. Apesar de ficar cheio de turistas, o restaurante não peca no atendimento.
Endereço do Restaurante Estaleiro: R. dos Camarões, 95 – Ponta do Seixas
Outras atrações em João Pessoa
Assim como a Ponta do Seixas, João Pessoa guarda muitas outras belezas naturais e cenários cinematográficos. Dessa forma, você pode conferir sobre algumas atrações da capital paraibana aqui no blog:
- Conheça o Centro Histórico de João Pessoa
- Saiba mais sobre o pôr do sol mais bonito da Paraíba, na praia do Jacaré
- Dicas de Restaurantes e onde comer em João Pessoa
Por fim, para melhorar sua experiência, faça como eu e confira os passeios da Luck Receptivo quando for viajar para o Nordeste.
Confira outras atrações no Brasil e no Mundo
Esse artigo faz parte de uma Blogagem de viajantes, que também escreveram sobre atrações em diversos outros destinos do Brasil e do Mundo. Confira a lista de lugares super legais para se conhecer, nos blogs amigos:
Let’s Fly Away – Mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque: a linda mesquita de Abu Dhab
Família que Viaja Junto – O que fazer em Teresina, Piauí: principais atrações
Vamos viajar pra onde agora? – 10 atrações na Lapa
Cantinho de Ná – Covent Garden: gastronomia, arte e compras em Londres
Viagem e Cura – Melhores pontos turístico de Paris
Uma Senhora Viagem – Palácio Barolo: uma atração surpreendente em Buenos Aires
Viajando com Moisés – Circuito janela do Céu no Ibitipoca
Destinos Por Onde Andei… – 10 Atrações Supersticiosas pelo Mundo
De Lugar Nenhum – 15 Atrações de Londres de tirar o fôlego!
Entre Mochilas e Malinhas – Mina do Chico Rei e Mina da Passagem: atrações imperdíveis em Ouro Preto
Uma Viagem Diferente – Summit One Vanderbilt – Observatório em Nova York
10 comentários
Que lindo visitar a Ponta do Seixas em João Pessoa pelo seu olhar. Fiquei encantada com a praia e piscina natural. e morrendo de vontade de conhecer o Bar do Cuscuz!
Que demais a Ponta do Seixas. Dica super anotada para quando eu for para João Pessoa! Com certeza irei.
João Pessoa cidade encantadora
Praias lindas paradisíaca, passeio de catamarãs maravilhoso super
Indico Seixas
Vai conhecer tire fotos com peixes nas piscinas naturais uma experiência que não dá para contar só
Vivendo a realidade.
Só escuto coisas boas de João Pessoa – e a cada post fico que leio fico mais encantada com essa capital! E a Ponta do Seixas parece mesmo uma atração imperdível para quem visita a cidade.
Adorei o post Ponta do Seixas em João Pessoa pois revisitei vários lugares através de seu olhar. Voltarei à capital paraibana agora em maio e salvei suas dicas, em especial, os restaurantes. beijocas
Que delicia rever a Ponta do Seixas em seu post. Estive por lá ano passado e quero muito voltar a João Pessoa em breve!
Estou impressionada com a cor dessa água, passeio super completo o da Ponta do Seixas. E essa curiosidade geográfica do extremo oriente das Américas, deixa a atração em João Pessoa ainda mais legal!
Moro tão perto (Recife) e nunca tinha ouvido falar sobre a Ponta do Seixas em João Pessoa! Anotei para quando for à cidade visitar.
Adorei conhecer a Ponta do Seixas! Quero muito visitar João pessoa, deve ser um lugar incrível e os arredores também. Obrigado por compartilhar tanta informação bacana!
PONTA DO SEIXAS EM JOÃO PESSOA: O PONTO MAIS ORIENTAL DAS AMÉRICAS me deixou com muita vontade de visitar a Paraíba, um dos poucos estados do nordeste que ainda não conheço. Amei as dicas de lugares para comer.