Um dos rios mais importantes das Alagoas. Piscinas naturais. Praias desertas. Todo esse combo você encontra nessa charmosa (porém, na maioria das vezes, esquecida) cidade no litoral norte do estado: Japaratinga!
Japaratinga é um paraíso em forma de um pequeno município, que guarda uma tranquilidade sem igual e atrações de tirar o fôlego.
É vizinha de destinos famosos, como Maragogi, uma cidade super procurada por turistas e que fica a apenas poucos quilômetros de distância de Japaratinga.
Desse modo, este post é ideal para você que quer conhecer o melhor desse trecho do litoral nordestino sem precisar se preocupar com a grande massa de turistas que geralmente se concentram nos cartões postais das cidades mais visitadas.
Bora conhecer os principais pontos de Japaratinga?
Onde fica Japaratinga
Primeiramente, Japaratinga é um pequeno município localizado no litoral norte alagoano. Assim como a maioria das cidades vizinhas, já foi apenas uma vila de pescadores.
Sua localização é, inclusive, privilegiada, pois garante que turistas estendam sua visita para outras cidades ao norte e sul do estado.
Maragogi, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres (sendo essas últimas 3 parte da Rota Ecológica dos Milagres) são as principais cidades que podem ser adicionadas no mesmo roteiro de Japaratinga, por exemplo.
Ademais, a cidade também faz parte da Costa dos Corais, que é a segunda maior reserva de corais do mundo, apenas atrás da Grande Barreira de Coral da Austrália. Ela vai de Tamandaré (Pernambuco) até o Rio Meirim (em Maceió), abrangendo 11 municípios.
Como chegar em Japaratinga
Antes de mais nada, é bom saber que para priorizar a sua comodidade, a melhor forma de conhecer e transitar pelos pontos turísticos de Japaratinga e os demais pontos do litoral norte das Alagoas é de carro.
A disponibilidade de passeios terrestres são limitados na região, sendo a maioria feitos de jangada (em direção às piscinas naturais ou pelos Rios) ou de buggy (que passam pelas principais atrações do município, porém só podem transitar pelo asfalto).
Ou seja, você paga caro em um passeio de buggy que acaba sendo até meio sem graça.
É por essas e outras que o mais aconselhável mesmo é alugar um carro, pois você você economiza muito mais e consegue montar seu próprio itinerário.
Nesse sentido, as melhores opções de aluguel de veículos na região podem ser encontradas no site da RentCars. Sua ferramenta de busca compara os preços entre as locadoras, assim você poderá escolher a que te apresentar o melhor custo benefício.
Para chegar em Japaratinga, vindo de avião, provavelmente você irá desembarcar em Maceió ou no Recife. Japaratinga fica, basicamente, no meio entre essas duas capitais.
De Recife para Japaratinga
Vindo do Recife para Japaratinga, você vai descer o litoral pela Rodovia PE-60 e o trajeto é de aproximadamente 150km. A estrada é boa e bastante tranquila.
De Maceió para Japaratinga
Vindo de Maceió para Japaratinga, você vai subir o litoral via AL-101 e, depois entrar para a AL-105. O trajeto é de, aproximadamente, 130km.
Outra opção, saindo de Maceió, é ir até Porto de Pedras e, de lá, pegar a balsa (R$18,00 por veículo) para atravessar o Rio Manguaba e já sair em Japaratinga.
Quanto tempo ficar em Japaratinga
Apesar de compacta, você verá mais abaixo que em Japaratinga o que não falta são coisas para se fazer.
Nesse contexto, é interessante reservar ao menos 2 noites na cidade.
Porém, se tiver a intenção de fazer todos os passeios (que são, na sua maioria, influenciados pela tábua de marés) e curtir as praias em Japaratinga com mais calma, 3 dias já podem ser considerados suficientes.
Também é legal mencionar que se fizer um roteiro pela famosa Rota Ecológica (trecho que conta com os municípios de Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres) vale a pena ficar hospedado em Porto de Pedras e dar um pulo em Japaratinga, no outro lado do Rio Manguaba.
Nesse caso, indico que a sua viagem seja de, no mínimo, 7 dias.
O que fazer em Japaratinga – Melhores Passeios
Croa de São Bento
Em resumo, a Croa de São Bento é uma formação de corais e banco de areia que está fica entre Japaratinga e Maragogi.
No meio de um mar com águas absurdamente cristalinas, esse lugar, que parece saído diretamente das Maldivas, ainda é pouco conhecido e por isso, muitas vezes, é difícil encontrar alguém que faça o passeio para lá.
Por isso, já vou indicar o jangadeiro que nos levou até a Croa de São Bento. O Chicó, da Japaratinga Altos Passeios, tem uma jangada amarela e azul, e o passeio com ele foi super gostoso. O instagram dele é esse aqui, e lá você pode entrar em contato com ele para combinar a sua visita.
Ele nos buscou na praia em frente ao Restaurante Caiuia (que falo mais a baixo) e a maré estava bem baixa na hora que saímos. Importante ressaltar que a Croa de São Bento só é visível na maré baixa.
A Croa é muito bem preservada e conta com grande biodiversidade, não é à toa que faz parte da famosa Costa dos Corais. Desse modo, sua paisagem única faz com que seja um dos passeios que mais gostei de fazer em Japaratinga.
Passeio de Jangada para ver o Pôr do Sol no Rio Manguaba
Antes de mais nada, para se contextualizar melhor, é bom saber que o Rio Manguaba passa por 3 cidades ao norte de Alagoas: Porto Calvo, Japaratinga e Porto de Pedras. Além disso, é o rio mais importante dessa região.
Ademais, uma das curiosidades históricas do Rio Manguaba é que por lá ocorreram muitas batalhas durante a invasão holandesa, época que foram criados muitos portos nas suas margens.
Um passeio pelo Rio Manguaba garante não só uma das vistas mais lindas do pôr do sol em Japaratinga, como também uma imersão na natureza com lindas paisagens cercada por manguezais, coqueiros e até a possibilidade de avistar peixes-boi durante o percurso.
Percurso esse que vai ser super tranquilo, principalmente se você fizer o seu passeio com o Mi. Ele é o nosso jangadeiro do coração daquela região. Além de ser um dos únicos que fazem esse passeio do pôr do sol no Rio Manguaba.
Para completar o passeio, levamos uma caixinha térmica com um vinho para assistir ao pôr do sol do nível superior da jangada. Em certos momentos você se vê imerso e solitário em meio a natureza, uma sensação incrível que recomendo muito.
Esse é o contato do instagram do Mi Jangadeiro e eu super recomendo qualquer passeio com ele.
Piscinas naturais de Japaratinga
As piscinas naturais de Japaratinga são, sem dúvidas, uma das atrações de maior procura para quem vai conhecer a cidade. Elas ficam a poucos quilômetros da costa da Praia de Japaratinga.
O maior ponto positivo é que essas piscinas não ficam tão cheias quanto as de Maragogi, por exemplo. Desse modo, você poderá aproveitar ao máximo, com muito mais exclusividade.
Por Japaratinga fazer parte da Costa dos Corais, como comentei anteriormente, a biodiversidade dessas piscinas naturais é de encantar. São muitos corais, espécies de peixes e outros animais marinhos, que podem ser admirados com um mergulho de snorkel em suas de águas cristalinas.
O Mi Jangadeiro também faz esse passeio e até empresta o snorkel.
Praias de Japaratinga
Apesar de ser uma cidade compacta, Japaratinga não decepciona quando o assunto são praias. Por lá você vai encontrar diversas opções para aproveitar as extensas faixas de areia e relaxar, admirando a paisagem.
Além disso, a melhor parte é que a maioria dessas praias são bem tranquilas, quase selvagens. O maior movimento fica a cargo das praias mais próximas ao centro da cidade. Mas, ainda assim, nem se compara com a lotação das praias dos municípios vizinhos.
As praias mais desertas estão localizadas mais para o fim da costa de Japaratinga (sentido Rio Manguaba). Desse modo, quando você chega à última praia da cidade, a de Pontal do Boqueirão, já encontra um lugar praticamente deserto.
Praia de Japaratinga
Uma extensa faixa de areia circundada por coqueiros, que dão um toque ainda mais paradisíaco para a paisagem, são as principais características da Praia de Japaratinga, a mais conhecida da cidade.
Os recifes que aparecem na maré baixa também incrementam o visual único desse ponto. Sem contar, é claro, que nessa hora também se formam as famosas piscinas naturais.
Além disso, seu mar de tons azul turquesa (bem caribenho) e de ondas calmas são outros dos principais motivos que tanto atraem os turistas.
Também é bom saber que a Praia de Japaratinga tem uma ótima estrutura, com bons restaurantes e pousadas na região. Em suas proximidades, também, está o bem conceituado Japaratinga Lounge Resort.
Na Praia de Japaratinga é onde fica o Mirante Aruanã. Um dos vários mirantes de Japaratinga, de onde é possível tirar várias fotos legais.
Compensa super ir no finalzinho da tarde, quando o sol começa a se pôr.
Praia de Bitingui
Bitingui é uma das praias mais tranquilas da cidade, geralmente a preferida de famílias com crianças. Isso se dá, principalmente, por ter um mar muito calmo, com piscinas naturais formadas na maré baixa.
Ela é atendida por alguns bares e restaurantes, então é gostoso para ir na hora do almoço.
Além disso, essa praia em formato de ferradura está entre algumas das mais famosas da cidade, como a de Japaratinga e a de Boqueirão.
Praia do Boqueirão
Em virtude do baixo movimento, a praia do Boqueirão é uma opção para quem procura descansar.
Suas características são parecidas com as das outras praias da cidade, com os coqueiros margeando as areias finas.
Praia de Barreiras do Boqueirão
A praia de Barreira do Boqueirão é uma das mais famosas de Japaratinga. Isso não se dá por pouca coisa, já que conta não só com uma boa estrutura para turismo, com bastantes quiosques e restaurantes de frutos do mar, como também por um cenário de praia rodeado por falésias.
Cenário esse que é possível admirar melhor no Mirante da Barreira do Boqueirão, que garante uma vista para as falésias, formações rochosas e as piscinas naturais que aparecem na maré baixa entre essas formações.
Nesse sentido, compensa super visitar esse Mirante, ainda mais por ser de fácil acesso. Está localizado em frente à Avenida General Luiz de França Albuquerque, na AL-101.
Além disso, por lá você também encontra turistas aproveitando para conhecer e se banhar nas nascentes de água doce, outro ponto interessante que compensa muito a visita. As Bicas de Japaratinga são tipo um chuveirão natural, que você pode entrar e se banhar do sal e areia do mar. De um lado da rua fica o feminino e, do outro, o masculino.
Praia Pontal do Boqueirão
Na praia (e povoado) Pontal do Boqueirão quase não há turistas. Dessa forma, ela é a mais deserta de Japaratinga e muito boa para quem procura sossego.
Eu me hospedei por ali, na Casa do Francês, e amei a tranquilidade do local. Nos banhamos no mar até mesmo durante uma noite de lua cheia. E quase não encontrávamos ninguém por lá durante o dia.
Por lá não tem quiosques e restaurantes na orla. Então, se quiser ficar nessa praia, indico fazer como fizemos e levar umas cadeiras, guarda sol e um cooler com bebidas e comidas. Só lembre de trazer o seu lixo de volta!
A praia de Pontal do Boqueirão acaba na foz do Rio Manguaba e é um lugar estratégico para se hospedar, caso pretenda pegar a balsa e fazer passeios na cidade de Porto de Pedras. Você consegue chegar a pé na balsa e fazer a travessia do rio gratuitamente.
Onde ficar em Japaratinga
A Pousada Kaluanã está localizada no Povoado Pontal do Boqueirão, em Japaratinga. Um ponto super positivo de se hospedar por lá é que ela fica perto de onde saem as balsas em direção a Porto de Pedras.
Apesar da Pousada ser mais simples e mais em conta, as acomodações são conhecidas por serem confortáveis e contam com rede nas varandas e um lindo espaço externo.
Espaço externo que é, inclusive, muito charmoso, parecendo uma pequena vila. Além disso, o café da manhã também está incluso nas diárias.
A Pousada Vila Anauá fica na Rua Principal de Japaratinga, pertinho da famosa praia de Barreiras do Boqueirão.
O preço das diárias saem super em conta, com um ótimo custo benefício em vista dos serviços oferecidos (como café da manhã incluso) e dos quartos.
Humaitá é um daqueles lugares onde você pode estar muito bem acomodado pagando pouco.
Não só seus preços baixos são os maiores pontos positivos, como também sua localização, já que Humaitá também fica pertinho da praia de Barreiras do Boqueirão.
Os hóspedes elogiam muito os quartos, principalmente em virtude da sua varanda, sem contar que também são bem confortáveis e modernos.
Além disso, a Pousada tem café da manhã incluso.
Este Resort all inclusive premium em Japaratinga atrai, desde que foi inaugurado, grande parte dos turistas que visitam a pequena cidade.
As características que fizeram esse hotel ser 5 estrelas estão presentes nas instalações, que são divididas em 3 categorias: smart (mais em conta), standard (para 3 pessoas) e family (apartamentos para famílias com crianças).
Ademais, os espaços de lazer têm uma ótima estrutura, além dos bares e restaurantes que também garantem uma ótima experiência na estadia.
O Japaratinga Lounge Resort está localizado à beira mar, em frente a Praia de Japaratinga.
Onde comer em Japaratinga
Restaurante Porto dos Manguezais
O Porto dos Manguezais está localizado onde saem as Balsas de Japaratinga em direção à Porto de Pedras.
É um restaurante simples, porém muito delicioso! Ele é comandado por um português e, na região, muita gente o conhece como “Restaurante do Portuga”.
Por lá você terá uma ótima experiência e vai se deliciar com a comida regional com uma vista privilegiada para o Rio Manguaba, vendo o movimento do vai e vem das balsas, já que o restaurante fica às suas margens.
Recomendo a porção de carne de sol com macaxeira, que é das melhores que já comi no Nordeste.
Restaurante Caiuia
O restaurante Caiuia fica ao lado da Pousada de mesmo nome e está localizado à beira mar, em frente à famosa Praia Bitingui.
Almocei por lá em duas passagens por Japaratinga e é tudo muito gostoso e com porções fartas! Recomendo fortemente o pastel de sirigado (que é sazonal) e a caipirinha de umbú cajá.
Se tiver com apetite, bons pratos para se compartilhar são o polvo grelhado (entrada) e a parmegiana. Vem uma porção que servem, facilmente, 4 pessoas.
Companhia da Lagosta
A Companhia da Lagosta apresenta preços justos, visto que é conhecida por ter um ótimo atendimento e uma comida maravilhosa.
Sem contar que a localização do restaurante também é um ponto super positivo, pois ele fica em frente à praia de Barreiras do Boqueirão, no Hotel Vila de Taipa.
Ou seja, o ambiente é super gostoso e aconchegante, com mesas que têm vista para o mar.
Pronto para conhecer esse pedaço de paraíso nas Alagoas?
Aliado ao conhecimento que você adquiriu sobre Japaratinga após esse guia completo aqui do blog, indico que você turbine sua ida para lá alugando um carro.
Fazer um planejamento com um carro alugado te dará muito mais praticidade! Assim, você consegue montar um roteiro que melhor se encaixa no seu cronograma e estilo de viagem.
Desse modo, você encontra os melhores preços, comparados entre locadoras da região, com o buscador do site da RentCars.
Por fim, não se esqueça de me contar aqui nos comentários se você tem vontade de conhecer ou se até mesmo já foi para Japaratinga!
Outros Destinos no Brasil e no Mundo
Confira o que fazer em diversos destinos do Brasil e do mundo nos blogs amigos:
Vamos viajar pra onde agora? – O que fazer em Nova York em poucos dias
Viajando com Moises – O que fazer em Tiradentes- MG
Entre Mochilas e Malinhas – O que fazer em Ilhabela com chuva
Cantinho de Ná – O que fazer em Bragança, Portugal em poucas horas
Let’s Fly Away – O que fazer em Búzios em 3, 4 e 5 dias. Roteiro de viagem completo!
Uma Viagem Diferente – O que fazer em Saquarema, a cidade do Surf
Conselhos de Viagem – O que fazer no Uruguai?
Vamos Por Aí – O que fazer em Gramado: Guia de viagem
6 Viajantes – O que fazer na Castaway Cay: a ilha da Disney
7 comentários
Gente eu nunca tinha ouvido falar em Japaratinga. Eu adorei as suas dicas e já deixei anotado aqui! Se eu voltar para Alagoas vou incluir no meu roteiro!
Tenho ouvido muito falar da região, mas nunca tinha lido sobre ela até agora. Estou encantada com suas dicas de o que fazer em Japaratinga! A combinação mar transparente, água quente e praia semi deserta é imbatível. Apaixonada e doida para visitar!
Conteúdo muito legal e explicativo sobre o que fazer em Japaratinga, que é um lugar que eu adoro em Alagoas, lugar lindo que retornarei em breve. bjao
Faz tempo que planejo uma viagem para Alagoas, a cada post com dicas fico mais encantada! muito se ouve falar de Maragogi mas Japaratinga não fica atrás em termos de belezas, não é mesmo?
Nossa que máximo! Já quero conhecer! Japaratinga parece um lugar incrível, amei saber que fica perto de Maragogi. Vou me programar para conhecer os dois lugares numa mesma viagem!
já estive em Japaratinga e amei. O seu roteiro do que fazer por lá está perfeito. Parabéns pelo post! Me deu até saudades!
Adorei as dicas sobre o que fazer em Jarapatinga. Eu ainda não conheço o Alagoas, mas está na lista de estados para visitar no Brasil.