Bem-vindo ao nosso Guia de Viagem para Porto de Pedras, um destino encantador localizado no litoral norte das Alagoas. Se você está procurando um lugar tranquilo, com praias paradisíacas e uma atmosfera descontraída, Porto de Pedras é o lugar perfeito para você.
Este charmoso município litorâneo está a poucos quilômetros de distância de outras cidades famosas das Alagoas, como Maragogi ao norte e São Miguel dos Milagres ao sul.
Porto de Pedras é um destino ideal para ser incluído em roteiros na região, pois faz parte da Rota Ecológica dos Milagres e da Costa dos Corais, pontos que vou comentar mais detalhadamente abaixo.
Desse modo, neste guia de viagem completo te conto tudo que você deve saber antes de viajar para Porto de Pedras. Como chegar até lá, o que fazer e o que experimentar, onde se hospedar e muito mais.
Onde fica Porto de Pedras
Localizado a cerca de 120 km ao norte da capital Maceió, Porto de Pedras é um tesouro escondido de Alagoas. Com suas praias intocadas, águas cristalinas e uma grande variedade de atividades ao ar livre, este é o destino ideal para quem deseja relaxar e se desconectar do mundo.
Por lá passam o Rio Tatuamunha, que é lar do peixe-boi (em risco de extinção) e o Rio Manguaba, que é o mais importante do norte de Alagoas e divide Porto de Pedras de Japaratinga.
Além disso, a localização privilegiada desse município, também possibilita que você faça roteiros por outras cidades incríveis da costa norte das Alagoas.
Como chegar em Porto de Pedras
Antes de mais nada, é bom saber que para otimizar a sua viagem, a melhor forma de conhecer e transitar pelos pontos turísticos de Porto de Pedras e o demais litoral norte de Alagoas é de carro.
Ao contrário de outros destinos mais badalados do litoral nordestino, a disponibilidade de “passeios” são poucas pela cidade, sendo a maioria destes, de jangada, em direção às piscinas naturais ou pelos Rios.
Existem também alguns passeios de buggy que, na minha opinião, acabam não compensando muito (só se você não quiser dirigir), principalmente porque esses veículos só podem transitar no asfalto. Ou seja, você paga muito caro em um passeio que vai te levar no mesmo trajeto que você faria de carro.
É por essas e outras que o mais aconselhável mesmo é alugar um carro, pois você você economiza muito mais e consegue montar seu próprio itinerário.
Sempre encontro as melhores ofertas de aluguel de carro no site da RentCars. A ferramenta de busca deles compara os preços entre as locadoras da região, assim você poderá escolher a que te apresentar o melhor custo benefício.
Saindo do Recife para Porto de Pedras
Se você vai sair da capital pernambucana rumo à Porto de Pedras, fique atento ao trajeto que vou indicar!
A forma mais rápida de chegar à cidade, saindo do Recife, é colocar as coordenadas do seu GPS rumo à Japaratinga. Assim, você seguirá pela PE-60 e depois pela AL-101.
Chegando em Japaratinga, vai pegar a balsa que te levará a Porto de Pedras. A travessia de balsa pelo Rio Manguaba custa R$20 por carro.
Essa travessia é mais barata e mais rápida do que seguir a rota de carro apresentada pelo Google, caso você coloque o destino para Porto de Pedras, que faz várias voltas e desvios, estendendo sua viagem em cerca de 40 minutos.
Saindo de Maceió para Porto de Pedras
Caso você esteja em Maceió, pode fazer a viagem de carro, passando por São Luís do Quitunde e Passo de Camaragibe (Aproximadamente 2:30h), ou simplesmente contratar um passeio em grupo ou exclusivo para São Miguel dos Milagres (Veja a opção de Tour Panorâmico), que te dará muito mais comodidade.
Rota Ecológica dos Milagres
Em resumo, a Rota Ecológica dos Milagres é um trecho que conta com cidades que têm alguns dos cartões postais mais famosos das Alagoas. São elas: Passo de Camaragibe, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, a mais famosa das três.
Essa rota não aparece tanto quanto deveria nos roteiros de viagem do estado.
Contudo, nestes destinos você vai encontrar lindas paisagens naturais, biodiversidade e sossego. Logo, estes lugares são ideais se estiver querendo fugir do cotidiano agitado das grandes cidades, oferecendo um contato bem imersivo junto à natureza.
Outra curiosidade interessante é que a Rota Ecológica também faz parte da Área de Preservação da Costa dos Corais.
A Costa dos Corais é um patrimônio brasileiro. Afinal, é a segunda maior reserva de corais do mundo. Ela vai de Tamandaré (Pernambuco) até o Rio Meirim (Maceió), abrangendo 11 municípios.
O que fazer em Porto de Pedras – Melhores passeios:
Natureza bem preservada. Praias lindas com mar de águas cristalinas. Piscinas naturais. Todo esse combo de paisagens paradisíacas você encontra em Porto de Pedras.
Desse modo, confira abaixo uma seleção com as principais atrações para você adicionar em um roteiro pela cidade:
Farol de Porto de Pedras
O Farol de Porto de Pedras, com as suas faixas brancas e azuis, é icônico na região.
Para acessá-lo, vá até Morro dos Coqueiros, lugar que foi tombado como patrimônio histórico por abrigar o Farol desde quando foi inaugurado, por volta de 1930.
A visita ao Farol em Porto de Pedras te proporcionará uma linda vista panorâmica da foz do Rio Manguaba e seu encontro com o mar.
Praia do Patacho
Por ser uma das praias mais famosas não só de Porto de Pedras, como também de todo estado de Alagoas, a Praia do Patacho é um ponto imperdível para se visitar.
Além disso, a Praia do Patacho é uma das 22 praias brasileiras que possuem o selo internacional Bandeira Azul, que é uma certificação ecológica concedida apenas para praias, marinas e embarcações turísticas que adotam rigorosos critérios de gestão ambiental.
A praia tem alguma infraestrutura, alguns vendedores de bebidas e lanches, banheiro e ducha.
O que mais chama atenção na Praia do Patacho são seus arrecifes de corais e suas piscinas naturais, que falo mais detalhadamente abaixo.
Além das piscinas naturais, os coqueiros que cercam a extensão da orla também fazem o cenário ser ainda mais espetacular.
Também não poderia deixar de mencionar o Túnel Verde, rota de acesso para chegar em Patacho e um dos pontos preferidos dos turistas para tirar fotos.
Capela São João do Patacho
A Capela São João fica ao lado da famosa Pousada Patacho. É uma capelinha branca super simples com lindos detalhes azuis, mas que tem seu charme justamente por causa disso.
Em volta dela há um lindo coqueiral. Sem contar também na sua localização privilegiada, que tem vista para a praia e rende fotos incríveis.
Todo esse charme se dá, principalmente, pelo chão da Capela ser de areia. Um detalhe, sem dúvidas, bem diferenciado!
Piscinas Naturais do Patacho
As piscinas naturais do Patacho são um dos pontos mais conhecidos de Porto de Pedras, que vale a visita se estiver na praia.
Formadas na maré baixa, basta pegar uma jangada para chegar até onde estão os corais. Assim, é possível aproveitar bastante o mergulho nas piscinas de águas mornas e nadar com os peixinhos.
Fiz o passeio de jangada com o @mijangadeiro e super recomendo! Ele conhece tudo da região e não tem nenhuma pressa nos passeios. Dá para a gente curtir o tempo que quiser nas redes ou flutuando na boia que ele monta na saída das piscinas naturais. Entre em contato com ele pelo instagram.
Falando nisso, como comentei anteriormente, a região é conhecida por fazer parte da Costa dos Corais, que possui a segunda maior barreira de corais de todo o mundo, ficando atrás apenas do Mar de Coral, na Austrália.
O contato com tamanha biodiversidade marinha nessa área de proteção ambiental é espetacular!
Praia de Lages
Vizinha da Praia do Patacho, Lages é outro dos pontos mais relaxantes de Porto de Pedras, que dá um ar de exclusividade por ser pouco movimentada.
Ela é ideal para curtir um banho no mar calmo, de águas mornas e cristalinas, ou fazer uma caminhada pela extensão de areia enquanto a maré estiver baixa.
Assim como Patacho, por lá também não há muita estrutura de quiosques. Então, lembre-se de levar um lanchinho!
Povoado de Tatuamunha
Tatuamunha, nome indígena que significa “tatu pequeno”, é um povoado que fica em Porto de Pedras.
O povoado é super charmoso, com casarões históricos, igrejas e um centrinho comercial cheio de artesanatos locais. Me hospedei por lá na minha última visita à Porto de Pedras e o sossego é surreal.
Além dos passeios ecológicos, como os da Associação Peixe-Boi, a região também é recheada de outras atrações, como a Praia de Tatuamunha e a Ponte Fluvial.
Todas garantindo lindas paisagens naturais. Confira sobre cada uma abaixo:
Praia de Tatuamunha
A praia de Tatuamunha é, assim como as outras de Porto de Pedras, bem sossegada.
Porém, começa a ficar mais disputada no final da tarde, quando pessoas se juntam por lá para assistir ao pôr do sol.
O mais interessante dessa praia é o encontro do mar com a foz do Riacho Tabatinga (Rio Tatuamunha), que pode ser observado na ponta da Boca do Rio, na divisa do extremo sul do município.
A paisagem por lá também é preenchida por uma linda ilhota, e se der sorte, você conseguirá ver os peixes-bois nadando perto da margem.
Ponte Fluvial do Rio Tatuamunha
Além da praia, as pontes fluviais de madeira que cortam parte do Rio Tatuamunha garantem um dos passeios mais tradicionais feitos em Porto de Pedras.
Fazer esse caminho e admirar o Rio, os manguezais, e ver de camarote alguns dos milhares de caranguejos que moram ali não tem preço.
Sem contar que esse passeio não é tão convencional, sendo assim, a experiência é única e a gente consegue sentir ainda mais a vibe cotidiana do povoado.
Associação Peixe-Boi
A Associação Peixe-Boi, criada em 2009, é um dos principais motivos da popularidade de Porto de Pedras e Tatuamunha.
Isso se dá pela importância ecológica que o seu projeto representa, já que garante um turismo voltado para a preservação, que é feita apenas por meio da observação e da educação ambiental.
Em resumo, você irá conhecer os peixes-bois em um passeio de jangada pelo Rio Tatuamunha. Esse projeto é muito importante para a preservação dessa espécie marinha, que vem sendo ameaçada de extinção.
Com muita paciência, você pode ter a sorte de vislumbrar um deles quando aparecem na superfície. Mas para isso, é crucial que siga todas as instruções do guia. Caso aviste um peixe-boi durante a sua viagem a Porto de Pedras, é importante não perturbar o animal.
Esse passeio é muito interessante, ver a grandeza e imponência do peixe-boi é uma experiência única! Por isso não se esqueça de agendar com antecedência. Você pode encontrar os contatos e informações de saídas dos passeios no site da associação.
Onde se hospedar em Porto de Pedras
Aqui você encontrará indicações de hospedagens bem avaliadas em Porto de Pedras para diversos perfis de viajantes:
Acredito que o Pedras do Patacho Hotel Boutique seja a opção mais luxuosa de hospedagem em Porto de Pedras.
Esse hotel boutique, pé na areia, tem uma arquitetura que se envolve na natureza ao seu redor, com muitas áreas de piscinas e jardins.
É um hotel bem romântico e uma ótima opção para casais em lua de mel.
A Pousada Samba Pa Ti está muito bem localizada em uma parte mais central, com proximidade a alguns dos pontos mais visitados de Porto de Pedras, como a Praia do Patacho.
Sua estrutura encanta os hóspedes, especialmente os que fazem a viagem a casal. Isso advém pelos quartos bangalôs de luxo, que são bem amplos e contam com rede na varanda, piscina particular no exterior, ar condicionado e muito mais.
O preço médio das diárias se justifica pelo conforto oferecido na pousada. Digo isso pois eles podem ser considerado um pouco salgados.
A Pousada Reserva Tatuamunha (antiga Pousada Morena Flor) foi onde me hospedei na minha última viagem à região.
Está localizada no Povoado de Tatuamunha em Porto de Pedras. Apesar da hospedagem não estar na beira da praia, ela tem um ponto super positivo: fica do lado da ponte sobre o rio Tatuamunha.
Com apenas 15 minutinhos de caminhada sobre o manguezal você chega até a Praia de Tatuamunha para conhecer o encontro do rio com o mar.
O espaço externo da pousada tem um restaurante (inclusive onde servem o café da manhã com tapiocas maravilhosas) e uma piscina disponível para os hóspedes relaxarem com um banho de água fresca.
Se você prefere se hospedar em um apartamento, com certeza vai gostar de saber que é possível se hospedar com conforto e estilo no Villas Patacho.
Os flats são super bem equipados, oferecendo cozinha e acesso à área de piscina. Além disso, a localização é super privilegiada, bem ao lado da praia do Patacho, a mais famosa de Porto de Pedras.
Se você está buscando uma opção mais econômica para aproveitar os seus dias em Porto de Pedras, mas sem abrir mão de conforto e boa localização, uma boa opção é a Pousada Ventos e Velas.
Essa pousada fica a poucos minutos caminhando da Praia da Lage, entre o povoado de Tatuamunha e o centro de Porto de Pedras.
Onde comer em de Porto de Pedras
Patrícia Bistrô
O Patrícia Bistrô é um dos restaurantes mais frequentados de São Miguel dos Milagres, cidade que fica a poucos quilômetros de Porto de Pedras.
A sua cozinha é conhecida por usar produtos locais e orgânicos, todos bem fresquinhos para que possam ser preparados pratos da melhor qualidade.
É necessário fazer uma reserva para se deliciar com os pratos frutos do mar servidos por lá. Os preços não são os mais baratos, mas considero plausíveis pela boa e diferenciada experiência.
No Quintal
Se estiver hospedado em São Miguel dos Milagres, não deixe de visitar o restaurante No Quintal, conhecido pelo seu ambiente super acolhedor.
O cardápio varia entre petiscos e pratos regionais mais bem elaborados, tudo igualmente saboroso.
Não é o preço mais barato, mas o serviço e a comida compensam demais. Foi lá que experimentei uma das melhores sobremesas da vida: o Petit Gateau de Goiabada. Fica a dica, se tiver no menu podem pedir que é delicioso.
A reserva pode ser feita para a hora do almoço ou para o jantar.
O Beco
O Beco também é um restaurante localizado em Milagres, com preços mais em conta quando comparado com as duas opções anteriores.
Porém, esse fato não interfere na qualidade do atendimento e comida.
O cardápio varia entre pratos regionais e de frutos do mar, todos servidos em boas porções.
Caiuia
Caiuia é um restaurante que fica à beira mar, em frente a Praia Barreira do Boqueirão, em Japaratinga. Ele fica ao lado da Pousada Caiuia.
Ter uma refeição nas mesas ao ar livre com tal vista já é um ponto super positivo.
O foco dos pratos servidos por lá também vai para os frutos do mar (torça para ter pasteizinhos de sirigado, um peixe sazonal e delicioso), mas o cardápio ainda assim é bem variado e vêm porções bem servidas.
Pronto para conhecer essa joia da Rota Ecológica?
Agora que você já conhece mais sobre Porto de Pedras com o guia completo aqui do blog, fazer um planejamento para conhecer essa linda região vai ser moleza.
Para aproveitar seu passeio por essa joia do litoral alagoano do jeito mais prático possível, lembre-se da dica de alugar um carro. Você pode encontrar os melhores preços, comparados entre locadoras, usando o buscador do site da RentCars.
Por último, mas não menos importante, me conte aqui nos comentários se tem vontade ou se vai viajar para Porto de Pedras!