Já de início, gostaria de deixar claro que a criatividade é uma habilidade inerente ao ser humano. Ou seja, todos nós nascemos com a mesma habilidade de criar coisas.
O que acontece é que, ao longo da nossa vida, vamos parando de exercitar o nosso “músculo criativo”.
Principalmente por passarmos anos em um sistema educacional que não incentiva a criatividade. Pelo contrário, nos treina a encontrar soluções únicas para um problema (aquela já pré estabelecida no gabarito do professor) e não a buscarmos novas soluções.
Para entender todo esse processo de desconstrução e construção das nossas habilidades criativas, também como as ideias se formam na nossa cabeça, assim como alguns “inimigos” da criatividade como a procrastinação e o bloqueio criativo, recomendo assistir ao meu treinamento completo, desenvolvido junto com a Worldpackers Academy.
O objetivo desse artigo é explicar algumas técnicas simples e práticas para você exercitar o seu potencial criativo no dia a dia. E, assim, desenvolver cada vez mais a sua criatividade. Então, vamos lá!
Exercitar a Observação Consciente
A primeira técnica para o desenvolvimento da criatividade é a Observação Consciente. Mais que uma técnica, considero isso um estilo de vida ou um jeito de encarar o mundo.
Sabe aquela faísca curiosa que a gente tem? Então, a Observação Consciente é essa faísca, só que levada mais adiante. É feita de forma inteira, uma curiosidade consciente, estando atento a cada etapa em que corre o seu pensamento.
O conceito é um pouco auto explicativo. Porém, as vezes, é desafiador de se aplicar. Ainda mais na nossa sociedade moderna, em que somos bombardeados de informações e distrações o tempo inteiro. O ato de observar algo atentamente nem sempre é simples. Mas isso é o que dá aquela ignição para a criatividade.
Dito isso, a minha dica aqui é você realmente tentar observar mais o mundo à sua volta, de forma que fazer isso seja uma escolha consciente. Pessoas extremamente criativas compartilham a característica de serem boas observadoras.
Construa um Repertório Vasto
O seu repertório nada mais é do que as diversas referências e o seu conhecimento em assuntos diversos, que você adquire ao longo da vida. O repertório pode vir de diversas fontes como: livros, filmes, estudos, músicas, arte. Ou seja, quase tudo o que você consome.
Nada se cria do zero. A base de toda a criação são conexões e reinterpretações que fazemos das coisas que já existem no mundo. Então, para aumentar as possibilidades de combinações no nosso cérebro, precisamos de um repertório vasto.
A dica aqui é consumir coisas de assuntos diversos, não apenas de uma única área do conhecimento. Isso alimenta o seu repertório horizontal. E, dessa forma, as conexões que conseguimos fazer tendem a ser mais inovadoras.
Registre as Ideias
Essa próxima técnica é algo bem prático, que é fazer o registro de todas as suas ideias. As ideias boas, as ruins, as complexas, as simples, todas elas. Tome nota de alguma forma, seja em um caderno, em uma planilha, ou gravando áudios para você mesmo.
É super normal termos uma ideia e, depois de alguns minutos, a gente esquecê-la. Então, ter isso tudo anotado, evita que você perca possíveis boas ideias.
Além do propósito do registro em si, anotar as ideias é bacana pois também cria um hábito de deixar as ideias fluirem e, ainda, prestar mais atenção nelas. Sem dúvidas, essa prática vai te ajudar a expandir ainda mais a sua mente criativa.
Exercite a Criatividade
Por último, mas não menos importante, vem o principal ingrediente para se tornar uma pessoa mais criativa. Que é, de fato, exercitar a sua criatividade.
O exercício da criatividade faz com que comecemos a criar mais sinapses possíveis no nosso cérebro. Ou seja, novas conexões e novos caminhos mentais. E uma vez que esses caminhos são criados, você consegue aprender muito mais rápido e consegue transitar por esses caminhos com mais agilidade.
E exercitar a criatividade não precisa, necessariamente, ser à partir de um problema super complexo. Criatividade a gente treina, também, no nosso dia a dia. Por exemplo, se a sua torneira da cozinha está pingando, você pode tentar solucinar isso de uma forma criativa, ao invés de buscar por uma resposta pronta na internet. É colocar as engrenagens do seu cérebro para trabalhar.
E aí, pronto para começar a desenvolver a sua criatividade?
Espero que as minhas dicas tenham te ajudado nessa jornada! Para assistir ao treinamento completo sobre Como Despertar a sua Criatividade e eliminar Auto-Sabotagem, lembre-se de acessá-lo por aqui!